Estudos Disciplinares

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  • adm
    03/10/2023 às 4:18 pm

    Leia o texto, observando o emprego das aspas:

    A civilização “pós-moderna” culminou em um progresso inegável, que não foi percebido antecipadamente, em sua inteireza. Ao mesmo tempo, sob o “mau uso” da ciência, da tecnologia e da capacidade de invenção nos precipitou na miséria moral inexorável. Os que condenam a ciência, a tecnologia e a invenção criativa por essa miséria ignoram os desafios que explodiram com o capitalismo monopolista de sua terceira fase.
    Em páginas secas premonitórias, E. Mandel (*) apontara tais riscos. O “livre jogo do mercado” (que não é e nunca foi “livre”) rasgou o ventre das vítimas: milhões de seres humanos nos países ricos e uma carrada maior de milhões nos países pobres. O centro acabou fabricando a sua periferia intrínseca e apossou-se, como não sucedeu nem sob o regime colonial direto, das outras periferias externas, que abrangem quase todo o “resto do mundo”.
    (*) Ernest Ezra Mandel (1923-1995): economista e militante político belga.

    O emprego de aspas em uma dada expressão pode servir, inclusive, para indicar que ela:

    I. Foi utilizada pelo autor com algum tipo de restrição.
    II. Pertence ao jargão de uma determinada área do conhecimento.
    III. Contém sentido pejorativo, não assumido pelo autor.

    Considere as seguintes ocorrências de emprego de aspas presentes no texto:

    A- “pós-moderna” (L. 1).
    B- “mau uso” (L. 2).
    C- “livre jogo do mercado” (L. 6).
    D- “livre” (L. 7).
    E- “resto do mundo” (L. 10).

    As modalidades I, II e III de uso de aspas, elencadas, verificam-se, respectivamente, em:

    Resposta Correta:

    A, C e E.

    adm
    03/10/2023 às 4:19 pm

    Observe e compare os dois textos atentando para as operações realizadas na transformação de texto oral para texto escrito.

    Indique a alternativa falsa sobre o processo de retextualização:

    Resposta Correta:

    Retirada da paragrafação.

    adm
    03/10/2023 às 4:20 pm

    Inovação gráfica que resiste e ainda encanta

    O livro inclinado, de Peter Newell, Editora Cosac Naify, 48 páginas

    “Ao encontrar numa livraria um exemplar de O livro inclinado, de Peter Newell, recém-lançado pela Cosac Naify, o leitor ficará encantado, em primeiro lugar, com o formato inusitado da obra, autoexplicativo. Embora as prateleiras dedicadas à área infantojuvenil estejam abarrotadas de edições sofisticadíssimas visualmente, O livro inclinado ainda se destaca com charme irresistível.

    Ao abrir o exemplar, outro encantamento: a confusão provocada por um carrinho de bebê desgovernado ladeira abaixo e contada num texto leve, acompanhado de lindíssimas ilustrações (também do autor), que revelam um perfeito casamento entre forma e conteúdo.

    A maior surpresa, porém, virá no final do volume, onde está impressa a data original de publicação da obra: 1910. A ousadia gráfica de O livro inclinado hoje pode ser considerada corriqueira num mercado que valoriza cada vez mais (ainda bem) o design adequado ao texto, mas na época foi festejada como um marco da indústria editorial.
    E a obra, um dos primeiros livros-objeto de que se têm notícia, já nasceu um clássico da literatura infantojuvenil.
    A história de Newell (1862-1924) gira em torno do bebê Bobby, que mora no alto de uma ladeira. Um dia sua babá se descuida e lá se vai o pimpolho destrambelhado dentro do carrinho. O que poderia ser até aflitivo para os leitores vira um passeio divertido e antropológico, já que Bobby atravessa cenários e personagens típicos de uma sociedade do início do século XX.

    Em 2009, a Cosac Naify publicará do mesmo autor O livro do foguete.”
    (Fonte: MILLEN, M. Inovação tecnológica que resiste e ainda encanta. O Globo. Rio de Janeiro, 20 dez. 2008. Prosa e Verso, p. 5.)

    Ao caracterizar a obra “O livro inclinado”, o autor Millen identifica:

    Respota Correta:

    O passeio do protagonista como “divertido e antropológico”.

    adm
    03/10/2023 às 4:20 pm

    Sobre o ensino de língua, pode-se afirmar:

    Resposta Correta:

    A atual postura teórico-metodológica que tem como objetivo fazer com que os alunos se comuniquem eficientemente tanto oralmente como por escrito.