Estudos Disciplinares
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(ENEM 2009) Em “Touro Indomável”, a dor maior e a violência verdadeira vêm dos demônios de La Motta – que fizeram dele tanto um astro no ringue como um homem fadado à destruição.
Dirigida como um senso vertiginoso do destino de seu personagem, essa obra-prima de Martin Scorcese é daqueles filmes que falam à perfeição de seu tema (o boxe) para então transcendê-lo e tratar do que importa: aquilo que faz dos seres humanos apenas isso mesmo, humanos e tremendamente imperfeitos. Revista Veja, 18 fev. 2009 (adaptado).
Ao escolher esse gênero textual, o produtor do texto objetivou:
Resposta Correta:
Apresentar ao leitor um painel da obra e se posicionar criticamente.
A proposta atual de ensino de língua nas escolas básicas brasileiras vigora desde a década de 1990. Essa proposta, encontrada nos PCN e BNCC, indica:
Resposta Correta:
O texto como base do ensino.
Leia a charge:
I. “Deles” e “nobre colega” têm sentido recuperado ao relacionar as falas com a imagem que remete ao Planalto Nacional, símbolo de reunião dos políticos.
II. Para a personagem (o trabalhador que recolhe lixo), a fala dos políticos é mentirosa.
III. A charge trata de duas classes sociais: a dos políticos e a do povo brasileiro.Resposta Correta:
I, II e III.
Leia o texto
RECEITA DE PÃO
“é coisa muito antiga
o ofício do pão
primeiro misture o fermento
com água morna e açúcar
e deixe crescer ao soldepois numa vasilha
derrame a farinha e o sal
óleo de girassol manjericãoadicionado o fermento
vá dando o ponto com calma
água morna e farinhamas o pão tem seus mistérios
na sua feitura há que entrar
um pouco da alma do que é etéreoentão estique a massa
enrole numa trança
e deixe que descanse
que o tempo faça a sua dançaasse em forno forte
até que o perfume do pão
se espalhe pela casa e pela vida”(MURRAY, Roseana. Receitas de olhar. São Paulo: FTD, 1997, p. 28.)
I. Trata-se de um gênero textual classificado receita culinária, que ensina a preparar pão.
II. É um texto híbrido, com elemento de uma receita culinária na estética de um poema.
III. O trecho marca uma subjetividade incomum em receitas e, por isso, o texto pode ser considerado um poema.Está correta a informação ou informações:
Resposta Correta:
II e III.
Na tirinha, o tema é a escolha do leitor.
Resultado de imagem para tirinha do snoopy
Indique a alternativa falsa sobre o conteúdo temático da tirinha.
Resposta Correta:
Apesar de aparecer na tirinha, o jornal não tem gênero textual voltado à fofoca.
No ensino de língua, os gêneros textuais tornam-se conteúdo fundamental pela relação que estes têm com o uso social da língua e algumas perguntas sobre eles são necessárias. No caso do gênero textual charge, qual é o objetivo desse gênero e onde ele geralmente circula? Indique a alternativa correta, levando em consideração a charge a seguir como exemplo.
Resposta Correta:
O objetivo é criticar uma situação político-social e circula em jornal.
O ensino de Língua Portuguesa na educação básica seguia uma tradição. Esse ensino visava:
Resposta Correta:
À gramática normativa, suas regras e nomenclaturas.
O início da crônica “Para quem não dorme de touca”, de Ignácio de Loyola Brandão, é assim: “Na infância, ele era diferente. Acreditava nos outros, acreditava nas coisas. Quando alguém dizia:
– Por que não vai ver se estou na esquina?
Ele corria até a esquina, olhava, esperava um pouco, reconfirmava e voltava:
– Não tem ninguém na esquina.”
O personagem não compreendeu o enunciado desse “alguém”, porque:Resposta Correta:
Falta-lhe conhecimento interacional, ou seja, não consegue realmente entender o que o outro quis dizer.
A noção de que o ensino de língua deve tomar como base o texto, encarando-o como elemento crucial na comunicação humana e que esta não se faz por meio do uso de frases soltas, descontextualizadas do processo comunicativo, tem como base:
Resposta Correta:
Análise linguística.
Diário de um louco
“Era noite e o sol raiava no horizonte. Estava eu andando parado e sentado numa pedra de algodão. Longe dali e bem perto, havia um bosque sem árvores, onde os passarinhos pastavam, vacas pulavam de galho em galho e os elefantes tomavam sol à sombra de um pé de alface. Mais à direita, seguindo pela esquerda, havia um lago com solo pedregoso, no qual os peixinhos nadavam e aos poucos morriam afogados. Resolvi voltar pra casa e entrei pela porta da frente, que ficava nos fundos. Entrei sem sair do meu quarto, onde deitei o paletó na cama e pendurei-o no cabide. Passei a noite em claro pois esqueci a luz acesa. Almocei no banheiro e, assim que terminei o almoço, senti um gosto horrível na boca, e concluí que havia almoçado um guardanapo e limpado a boca com o bife. Fui rápido e vagarosamente para o jardim onde, na falta de flores, substituí-as por canetas Bic e encontrei um papel em branco onde estava escrito […]” (autor anônimo).
A que se deve esse efeito cômico do texto?
Resposta Correta:
Falta de coerência, pois os fatos fogem da realidade física, concreta.
Leia:
O menino é alto. O menino é estudante. O menino tem uma casa. O menino tem uma TV. O menino come muito.De acordo com as concepções atuais de texto, o trecho anterior:
Resposta Correta:
Pode ser considerado uma redação, no máximo, por conta da mera reprodução de modelos textuais de cartilhas comumente usadas no ensino de língua portuguesa.
Leia o texto e considere as afirmativas a seguir.
Fonte: a autora
O linguista Marcuschi estudou a representatividade da oralidade no ensino e na aprendizagem de língua, considerando os seus níveis de formalidade. A presença da oralidade em textos escritos pode revelar uma relação importante para o processo de aquisição da escrita. O texto anterior é exemplo dessa questão, uma vez que, muitas vezes, recorre a recursos típicos da oralidade para a representação escrita. Portanto, podemos considerar que, segundo Marcuschi:
I. O estudo da oralidade permite-nos perceber as diferenças e as semelhanças da oralidade e da escrita.
II. O estudo da oralidade revela as várias possibilidades de avaliação da diversidade do texto, tanto oral quanto escrito, por meio de processos de contextualização.
III. O estudo da oralidade instiga a valorização dos aspectos dicotômicos de dois polos opostos da língua.
IV. O estudo da oralidade é o desafio do ensino, uma vez que evidencia a importância do papel da língua falada no que diz respeito à produção textual e evita o preconceito linguístico.Indique a alternativa correta:
Resposta Correta:
I, II e IV estão corretas.
Considere a transcrição de um texto escrito em uma placa colocada em um edifício em construção:
“ATENÇÃOEsta obra não se responçabelisa por cual quer danos que aja nas viatura junto a obra”
Para a teoria do texto, esse recado pode ser considerado um texto e, para tanto, devemos considerar que:
I. O texto não possui uma estrutura pronta e acabada, mas pertence a um processo com atividades globais de comunicação, ou seja, o planejamento, a verbalização e a construção.
II. As atividades de comunicação envolvem aspectos linguísticos, semânticos e pragmáticos.
III. O texto é um produto de um processo comunicativo estabelecido pela relação entre os sujeitos da produção e, a partir dela, poderá fazer sentido.Indique a alternativa correta:
Resposta Correta:
Todas as afirmativas estão corretas.
Leia os excertos a seguir.
Texto I
“(A escrita) se realiza com base nos elementos linguísticos e na sua forma de organização, mas requer, no interior do intervalo comunicativo, a mobilização de um vasto conjunto de conhecimentos do escritor, o que inclui também o que esse pressupõe ser do conhecimento do leitor ou do que é compartilhado por ambos” (KOCH, I. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 2010. p. 35).Texto II
“Os falantes/escritores da língua, ao produzirem textos, estão enunciando conteúdos e sugerindo sentidos que devem ser construídos, inferidos, determinados mutuamente. A produção textual, assim como um jogo coletivo, não é uma atividade unilateral. Envolve decisões conjuntas. Isso caracteriza de maneira bastante essencial a produção textual como uma atividade sociointerativa” (MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008. p. 77).Conforme as ideias de Koch e Marcuschi, o elemento fundamental para a concepção de fala/escrita é:
Resposta Selecionada:
A interação.
Leia os excertos a seguir.
Texto I
“(A escrita) se realiza com base nos elementos linguísticos e na sua forma de organização, mas requer, no interior do intervalo comunicativo, a mobilização de um vasto conjunto de conhecimentos do escritor, o que inclui também o que esse pressupõe ser do conhecimento do leitor ou do que é compartilhado por ambos” (KOCH, I. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 2010. p. 35).Texto II
“Os falantes/escritores da língua, ao produzirem textos, estão enunciando conteúdos e sugerindo sentidos que devem ser construídos, inferidos, determinados mutuamente. A produção textual, assim como um jogo coletivo, não é uma atividade unilateral. Envolve decisões conjuntas. Isso caracteriza de maneira bastante essencial a produção textual como uma atividade sociointerativa” (MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008. p. 77).Conforme as ideias de Koch e Marcuschi, o elemento fundamental para a concepção de fala/escrita é:
Resposta Selecionada:
A interação.
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