Laboratório de Gestão: Diagnóstico Organizacional
Forums › MATERIAL DE ESTUDO › Provas › Laboratório de Gestão: Diagnóstico Organizacional
-
O termo Governança Corporativa foi criado recentemente e, segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, está associado ao sistema que busca gerir e monitorar as organizações envolvendo os proprietários, diretoria, conselho de administração e órgãos de controle. Neste sentido, assinale a alternativa que indique o motivo da criação da governança corporativa:
Resposta Correta:
Surgiu em resposta aos diversos escândalos e fraudes corporativas.
Leia o trecho a seguir:
“Apesar de ser uma componente-chave no planejamento estratégico, a missão é muitas vezes negligenciada pelos administradores ou responsáveis pela gestão das companhias. Uma das razões por que isso acontece é não terem os gestores um conhecimento preciso do processo de criação e divulgação da missão institucional”.MUSSOI, A.; LUNKES, R.J.; SILVA, R.V. Missão institucional: uma análise da efetividade e dos principais elementos presentes nas missões de empresas brasileiras de capital aberto. Revista de Gestão, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 361-384, 2011, p. 363.
Considerando o excerto apresentado, sobre a criação da missão, analise as afirmativas a seguir:
I. A missão criada pela empresa deve ser inspiradora.
II. A missão pode ser alterada com o passar do tempo.
III. Uma empresa pode copiar a missão de outra.
IV. A missão deve conter: o que, para quem, de que forma fazer.Resposta Correta:
I, II e IV, apenas.
Leia o excerto a seguir:
“O planejamento estratégico é um processo de formulação de estratégias organizacionais no qual se busca a inserção da organização e de sua missão no ambiente em que ela está atuando. […] O planejamento estratégico está relacionado com os objetivos estratégicos de médio e longo prazo que afetam a direção ou a viabilidade da empresa”.CHIAVENATO, I.; SAPIRO, A. Planejamento estratégico: fundamentos e aplicações. São Paulo: Elsevier, 2004, p. 39.
A respeito do planejamento estratégico, analise as afirmativas a seguir e assinale V
para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).I. ( ) Todas empresas precisam se planejar, definir seus objetivos e verificar a alocação dos recursos disponíveis.
II. ( ) Para a liderança da organização, o objetivo central do planejamento é munir gestores e equipe com informações para tomada de decisões proativas.
III. ( ) O processo de planejamento é feito uma vez, quando a empresa é criada, pois alterar o planejamento estratégico pode afetar a organização.
IV. ( ) O planejamento estratégico proporcionará à organização direcionar com mais acurácia os rumos que devem seguir.Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Resposta Correta:
V, V, F, V.
De acordo com Castor (2000, p. 05), “O acrônimo PEST é utilizado para identificar quatro dimensões de análise ambiental de natureza qualitativa de fenômenos dificilmente quantificáveis: a Política, a Econômica, a Social e a Tecnológica”.
CASTOR, B. V. J. Planejamento estratégico em condições de elevada
de instabilidade. Revista da FAE, Curitiba, v. 3, n. 2, 2000, p. 5.A PEST (ou PEST+A) é uma ferramenta de análise muito conhecida e utilizada no mercado. A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A ferramenta de análise PEST+A foi criada com o intuito de substituir a análise SWOT.
Pois:
II. A PEST+A é uma ferramenta superior que aborda mais variáveis do que a SWOT.A seguir, assinale a alternativa correta.
Resposta Correta:
As asserções I e II são proposições falsas.
Leia o trecho a seguir:
É necessária a adoção de práticas mais __________, para que todos possam entender o que está acontecendo, garantindo, com um código de boa conduta, a proteção das partes interessadas. Nas grandes corporações ou empresas de grande porte, a adoção da governança é mais difundida. Em contrapartida, as pequenas ou médias empresas não têm governança, porque são empresas familiares.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna:
Resposta Correta:
Transparentes.
Leia o excerto a seguir:
“No momento do diagnóstico, todas as portas por onde podem entrar informações devem ficar bem abertas, em que pese à utilização de uma sistemática de levantamento de dados mais técnica e quantitativa. Não basta receber informações, é necessário interpretá-las e desvendar, com isso, o seu real significado”.BERGAMINI, C. W. Desenvolvimento de recursos humanos: uma estratégia de desenvolvimento organizacional. São Paulo: Atlas, 1980, p. 25.
Considerando o excerto apresentado, sobre a realização do diagnóstico organizacional, analise as afirmativas a seguir:
I. O profissional que realizará o diagnóstico deve pesquisar o que está ocorrendo, interpretar e analisar os dados.
II. O importante do diagnóstico é alcançar os resultados, mesmo que eles não sejam relevantes para a empresa.
III. As necessidades de melhoria são evidenciadas por aquilo que impede o desenvolvimento.
IV. Existem organizações que possuem apenas pontos fortes, por exemplo o caso da empresa Coca-Cola.Está correto o que se afirma em:
Resposta Correta:
I e III, apenas.
Leia o excerto a seguir:
“As cinco forças competitivas – entrada, ameaça de substituição, poder de negociação dos compradores, poder de negociação dos fornecedores e rivalidade entre os atuais concorrentes – refletem o fato de que a concorrência em uma indústria não está limitada aos participantes estabelecidos”.PORTER, Michael E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. p. 5.
As cinco forças presentes na ferramenta de Porter são de extrema importância para as organizações. A partir do exposto, associe tais forças às suas características:
I. Poder de barganha do comprador.
II. Produto ou serviço substituto.
III. Rivalidade entre concorrentes.( ) Existência de produtos ou serviços que desempenham funções equivalentes ou parecidas.
( ) Saber quem são os concorrentes, como eles atuam e quais são os preços praticados é algo fundamental para as empresas.
( ) Negociação de desconto em situações em que o produto oferecido pode ser encontrado em outras empresas.A partir das relações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Resposta Correta:
II, III, I.
De acordo com Schwartz apud Carvalho et al (2011, p. 10): “o cenário é uma base para conversões estratégicas que levam à aprendizagem organizacional constante com relação a decisões-chaves e prioridades. Para tanto, deve-se escolher de três a cinco futuros mais representativos e fazer com que a organização reflita sobre os mesmos.”
SCHWARTZ apud CARVALHO et al. Construção de cenários: apreciação de métodos mais utilizados na administração estratégica. XXXV Encontro da Anpad, Rio de Janeiro, 2011, p. 10.
Para que a análise de cenários seja feita de maneira efetiva pelo método Global Business Network é preciso passar por oito fases. A partir do exposto, associe as seguintes etapas às suas características:
I. Identificação dos fatores-chave.
II. Identificação das forças motrizes.
III. Hierarquia por importância e incerteza.( ) A análise é realizada no macroambiente e trata-se de um processo mais elaborado, observando-se os fatores externos, que estão fora do controle da empresa.
( ) Classificação, em ordem de importância e grau de certeza, das forças motrizes em elementos predeterminados e variáveis incertas.
( ) Identifica-se qual é a razão de existência da empresa, levantando as principais forças do microambiente.A partir das relações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta Correta:
II, III, I.
Leia o trecho a seguir:
“O diagnóstico organizacional permite uma visão global do estudo a ser iniciado. Através dele é possível verificar a existência de problemas ou disfunções que estão afetando os resultados da organização, bem como fornecer indicadores para ações interventivas que colaborem com a supressão das queixas”.KINGESKI, A. A. I. Diagnóstico organizacional: um estudo dos problemas organizacionais a partir das relações interpessoais. XII SIMPEP – Bauru, SP, 2005, p.1.
Nesse sentido, assinale a alternativa que indique qual é o objetivo do diagnóstico organizacional.
Resposta Correta:
O objetivo é a melhoria contínua, levando em consideração aspectos internos e externos à organização.
A análise do ambiente social permite que as organizações prevejam as variações de tendências presentes no mercado consumidor. Entre os fatores sociais, podem ser destacados tradições, valores, cultura, educação, e aspectos demográficos da sociedade. A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O comportamento do consumidor é um dos aspectos do ambiente social que a empresa deve se preocupar.
Pois:
II. Compreender o comportamento do consumidor auxilia a tomada de decisão estratégica e melhora a forma como os produtos serão oferecidos.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Resposta Correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As variáveis econômicas são caracterizadas por impactar significativamente nos negócios a partir de mudanças ocorridas em caráter geral, podendo ser estas positivas ou negativas, estimuladoras ou desestimuladoras, entre elas, destaca-se a definição da ___________ e as políticas: fiscal, monetária e cambial.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna:
Resposta Correta:
Taxa de juros.
You must be logged in to reply to this topic.