Práticas de Engenharia de Software

Forums MATERIAL DE ESTUDO Atividades Práticas de Engenharia de Software

  • adm
    13/01/2024 às 3:12 pm

    A linguagem UML não é só formada por diagramas. Diversos conceitos são inseridos e devem ser entendidos. Ao utilizar a UML 2.0, por exemplo, é necessário se atentar ao fato de que os atributos e operadores de uma classe possuem propriedades de visibilidade, que de uma forma ou de outra irão interferir no projeto como um todo.

    Considerando as informações expostas, assinale a alternativa que contém a aplicação correta do conceito de escopo de visibilidade:

    Resposta Correta:

    Protegido (protected) aplica-se a árvores de herança.

    adm
    13/01/2024 às 3:12 pm

    A orientação a objetos possui alguns elementos-base que estabelecem critérios de composição da estrutura de softwares. Alguns desses elementos representam a forma de visibilidade de elementos.

    Assinale a alternativa correta sobre como são chamados, na orientação a objetos, esses quatro escopos de visibilidade:

    Resposta Correta:

    Público, protegido, privado e default.

    adm
    13/01/2024 às 3:13 pm

    A UML (Unified Modeling Language) possui diversos tipos de diagramas que visam definir pontos de um projeto de software. Cada diagrama possui características específicas e que devem ser compreendidas. Podemos citar o diagrama utilizado para representar a interação entre os objetos por meio dos seus métodos e sua ordem de execução.

    Considerando o exposto acima, podemos afirmar corretamente que esse diagrama é chamado de:

    Resposta Correta:

    Diagrama de Sequência.

    adm
    13/01/2024 às 3:13 pm

    Um diagrama de classes possui diversos componentes que devem ser bem analisados, como classes, atributos, relacionamentos, associações e outros. Todos esses elementos são indicados através de símbolos específicos, que, de vez em quando, confundem diversos programadores. Dessa forma, analise a imagem com os símbolos a seguir:

    Considerando o exposto acima, a respeito do diagrama de classes, verifica-se que os símbolos representam, respectivamente:

    Resposta Correta:

    herança, agregação e composição.

    adm
    13/01/2024 às 3:14 pm

    Um diagrama de classe pode representar a forma como um sistema vai se comportar através de métodos, atributos e relacionamentos. A verificação de cada método ou atributo deve ser rigoroso para que estes não fiquem repetitivos, fazendo com que o intuito da orientação a objetos seja desconfigurado. Considere a figura a seguir.

    Considerando o exposto acima e os fundamentos da Orientação a Objetos, assinale a alternativa correta.

    Resposta Correta:

    O método aplicarValor() é o mesmo na superclasse Conta e nas subclasses ContaCorrente e ContaPoupança, mas sua implementação e seu comportamento nas subclasses são diferentes. A diferença encontra-se no processo de cálculo dos juros e de rendimentos das respectivas aplicações.

    adm
    13/01/2024 às 3:15 pm

    O paradigma orientado a objetos se tornou um dos mais utilizados. Quando se refere à Programação Orientada a Abjetos (POO), ele possui uma estrutura com pelo menos três elementos-base, quatro para alguns autores. Esses elementos possuem características diferentes e essenciais para a composição da orientação a objetos.

    Considerando o exposto acima, os quatro pilares do paradigma de Orientação a Objetos são:

    Resposta Correta:

    Abstração, Encapsulamento, Herança e Polimorfismo.

    adm
    13/01/2024 às 3:15 pm

    Um diagrama de classes faz parte da linguagem de modelagem unificada, conhecida mais popularmente como UML. Esse diagrama possui diversas características importantes, como a indicação de atributos, métodos, relacionamentos e outros. Sobre diagrama de classes e o conceito de herança em orientação a objetos, analise a figura a seguir:

    Considerando o exposto acima, a respeito do diagrama apresentado, assinale a alternativa correta.

    Resposta Correta:

    A classe Retângulo não possui um método getLargura.

    adm
    13/01/2024 às 3:16 pm

    Entre os conceitos fundamentais existentes na Programação Orientada a Objetos (POO), temos a existência de elementos básicos, como o polimorfismo, a herança, o encapsulamento e a abstração. Um desses elementos da Orientação a Objetos é o polimorfismo.

    Considerando o exposto acima e relacionando ao conceito de polimorfismo, assinale a alternativa correta.

    Resposta Correta:

    Permite que referências de tipos de classes mais abstratas representem o comportamento das classes concretas.

    adm
    13/01/2024 às 3:16 pm

    Sobre os conceitos de orientação a objetos, um elemento que se apresenta como um tipo especial de associação capaz de demonstrar as informações de um objeto (chamado objeto-todo) precisa ser complementado pelas informações contidas em um ou mais objetos de outra classe (chamados objetos-parte), que chamamos de todo-parte. Essa afirmação representa corretamente o que se encontra em:

    Resposta Correta:

    agregação.

    adm
    13/01/2024 às 3:17 pm

    No diagrama de classes UML (Unified Modeling Language), ou linguagem de modelagem unificada, existem formas diferentes entre si de relacionar elementos como classes e objetos. Podemos citar formas de relacionamento como composição, herança e outros.

    Considerando o exposto acima, a composição se difere da agregação porque:

    Resposta Correta:

    na agregação, o ciclo de vida dos objetos associados não depende do contêiner.