Metodologia Científica

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  • adm
    14/08/2023 às 5:00 pm

    As metodologias quantitativas são utilizadas quando se pretende mensurar um fenômeno, utilizando-se dados numéricos, que podem ser correlacionados, geralmente, por meio de procedimentos estatísticos. As metodologias qualitativas são utilizadas quando há aspectos subjetivos a serem considerados na compreensão do fenômeno, os dados são de natureza narrativa e correspondem a um nível de realidade que não pode ser quantificado.

    Considere as seguintes afirmações a respeito das metodologias quantitativas e qualitativas de pesquisa:

    I – as metodologias qualitativas são mais complexas que as quantitativas.
    II – as metodologias quantitativas são mais rigorosas que as qualitativas.
    III – ambas podem ser utilizadas nas ciências sociais, apresentando vantagens e limitações.

    É correto o que se afirma em:

    Resposta Correta:

    III, apenas.

    adm
    17/08/2023 às 5:30 pm

    Considere a seguinte situação hipotética.

    Uma vez que o uso de celulares é um fenômeno relativamente recente e se tem pouco conhecimento a respeito sobre como as crianças têm utilizado esses aparelhos, foi proposta uma pesquisa cujo objetivo geral era: identificar as formas de usos de celulares por crianças do ensino fundamental I de escolas públicas do município X.

    Na descrição acima, podemos identificar uma pesquisa do tipo:

    Resposta Correta:

    Exploratória.

    adm
    17/08/2023 às 5:31 pm

    Suponha uma pesquisa que tenha sido pautada pelas seguintes características: o objetivo pretendeu uma mudança na realidade apresentada; foram usados diversos instrumentos de coleta de dados; envolveu um pequeno grupo de pessoas com interesses comuns.

    Em virtude dessas características, a pesquisa descrita pode ser classificada como:

    Resposta Correta:

    pesquisa-ação.

    adm
    17/08/2023 às 5:32 pm

    O texto seguinte mostra as dificuldades de estudantes de graduação quanto à elaboração de trabalhos acadêmicos:

    “As exigências na Educação Superior remetem às bases do conhecimento como saber ler, interpretar e escrever. Tais competências quando exercidas com propriedade, ressaltam o diferencial e qualidade na produção intelectual e acadêmica dos discentes.

    Os trabalhos acadêmicos geram angústia nos alunos e muitas vezes são vistos como obstáculos para a obtenção de uma nota satisfatória na disciplina que possui tal requisito.

    Diante dessa constatação, pode-se considerar que os alunos necessitam exercitar a habilidade da autoria frente às reflexões e criticidade do que é produzido.
    A preocupação demasiada com as normas não deve ser o fator principal na elaboração do trabalho acadêmico, assim o primor do conteúdo e sua originalidade seria a primeira intenção do artífice escritor.

    O recurso do plágio consolida a fragilidade da preparação dos discentes frente à autoria e toda a sua trajetória escolar.”

    FREITAS, T. C.S. A percepção dos discentes sobre as dificuldades na produção do trabalho acadêmico. In: IX SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO – ANPED SUL. Anais… Universidade Federal de Santa Catarina: Florianópolis, 2002.

    De acordo com o texto, é correto afirmar que, para ter êxito nos trabalhos acadêmicos, é necessário que o aluno desenvolva:

    Resposta Correta:

    Competências de leitura, interpretação e escrita, bem como habilidades de autoria.

    adm
    17/08/2023 às 5:33 pm

    Considere as seguintes afirmações:

    1 – Fontes são os documentos de primeira mão, ou seja, todo material que ainda não recebeu nenhuma forma de tratamento de análise científica.
    2 – Caracteriza-se por uma abordagem quantitativa com o objetivo de descrever características, ações e opiniões de determinado grupo de pessoas, em geral uma população-alvo definida por meio de técnicas de amostragem.
    3- Busca nortear a resolução do problema ou dos objetivos de transformação social, sendo adequadas ao trabalho com grupos, comunidades e instituições, preferencialmente na abordagem de aspectos sociopolíticos.

    FELICIANO, A. M.; DAVID, A. C. C. Metodologia científica. Capítulo 2 – Todo trabalho acadêmico/científico deve ser elaborado respeitando os aspectos metodológicos?

    As afirmações 1, 2 e 3 referem-se, respectivamente, à pesquisas:

    Resposta Correta:

    documental, survey e pesquisa-ação.

    adm
    17/08/2023 às 5:36 pm

    Do ponto de vista dos procedimentos e técnicas, a distinção entre pesquisas é feita pela origem das fontes dos dados coletados. Entre os diferentes tipos, temos as pesquisas que se utilizam das chamadas fontes de papel, características das pesquisas do tipo bibliográfica e documental.

    Modificado a partir de FELICIANO, A. M.; DAVID, A. C. C. Metodologia científica. Capítulo 2 – Todo trabalho acadêmico/científico deve ser elaborado respeitando os aspectos metodológicos?

    Considere as seguintes afirmações com relação às pesquisas bibliográfica e documental:

    I – Na pesquisa bibliográfica e na documental, os dados são coletados mediante consulta de documentos, chamados fontes de papel.
    II – Na pesquisa documental, as fontes são os documentos de primeira mão, ou seja, todo material que ainda não recebeu nenhuma forma de tratamento de análise científica.
    III – A pesquisa bibliográfica é uma etapa imprescindível a qualquer tipo de pesquisa.

    É correto o que se afirma em:

    Resposta Correta:

    I e II, apenas.

    adm
    17/08/2023 às 5:36 pm

    Considere as seguintes afirmações:

    1 – Tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a constituir hipóteses.
    2 – Tem como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou, então, o estabelecimento de relações entre variáveis.
    3 – Tem como preocupação central identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Esse é o tipo de pesquisa que mais aprofunda o conhecimento da realidade, porque explica a razão, o porquê das coisas.

    GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa, 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

    As afirmações acima referem-se, respectivamente, à pesquisas do tipo:

    Resposta Correta:

    exploratória, descritiva e explicativa

    adm
    17/08/2023 às 5:37 pm

    Foram analisados dados referentes ao registro alimentar de 34.003 indivíduos com dez anos ou mais de idade que responderam ao Inquérito Nacional de Alimentação, composto por amostra probabilística da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009. O padrão de consumo foi analisado segundo sexo, grupo etário, região e faixa de renda familiar per capita.

    SOUZA, A. M. et al. Alimentos mais consumidos no Brasil: Inquérito Nacional de Alimentação 2008-2009. Rev. Saúde Pública, v. 47, supl. 1, p. 190-199, 2013

    O trecho transcrito acima é um resumo do tópico sobre metodologia de uma pesquisa do tipo levantamento de campo (survey). Nesse trecho, é possível identificar as seguintes características desse tipo de pesquisa:

    Resposta Correta:

    abordagem quantitativa com o objetivo de descrever características e ações dos indivíduos participantes da pesquisa.

    adm
    17/08/2023 às 5:38 pm

    De acordo com a norma da ABNT NBR 1587:2011, os elementos textuais de um projeto de pesquisa constituem-se de uma parte introdutória, na qual devem ser expostos o tema do projeto, o problema a ser abordado, a(s) hipótese(s), quando couber(em), bem como o(s) objetivo(s) a ser(em) atingido(s) e a(s) justificativa(s). É necessário que sejam indicados o referencial teórico que o embasa, a metodologia a ser utilizada, assim como os recursos e o cronograma necessários à sua consecução.

    Uma boa introdução de um projeto de pesquisa é um tópico:

    Resposta Correta:

    Conciso, em que se explana o tema da pesquisa, contextualizando o problema e/ou hipótese e indicando porque e para que se realizará a investigação.

    adm
    17/08/2023 às 5:40 pm

    Foi realizado um levantamento bibliográfico a partir do sistema de informática da Biblioteca da Faculdade de Educação da Unicamp, o qual permitiu acessar, via Internet, dados de diversas Instituições de Ensino Superior do país.

    Para fazermos a busca, utilizamos palavras-chaves: interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade. Selecionamos as pesquisas divulgadas sob a forma de teses, dissertações, artigos científicos de periódicos e livros, que compreendem o período de 1970 a 2000.

    Essas pesquisas estão relacionadas a práticas interdisciplinares na educação básica, envolvendo duas ou mais disciplinas do currículo escolar. No total, foram selecionados 144 documentos (12 teses, 35 dissertações 59 artigos científicos e 38 livros).

    Em uma pesquisa bibliográfica, é necessário aplicar critérios para a seleção do material a ser analisado.

    No texto acima, estão explícitos os seguintes critérios:

    Resposta Correta:

    geográfico, temático, cronológico e tipo de material.

    adm
    26/11/2023 às 5:29 pm

    A falta de reflexão sobre o método ou o tipo de reflexão sobre o método tem implicações éticas importantes. É preciso que a ética esteja incorporada na metodologia no seu sentido amplo. O que estou sugerindo é que se pense o quanto a separação entre método e técnicas, por exemplo, pode trazer problemas de ética na pesquisa qualitativa. Para ilustrar essa reflexão, relato uma pesquisa realizada por nós em um bairro da cidade de Porto Alegre, onde, em 1999, se concentrava a maior prevalência da aids. Havia também naquele contexto elevado consumo e tráfico de drogas injetáveis e uso compartilhado de seringas. Uma das hipóteses da pesquisa estava relacionada às formas de sociabilidade, inclusive aquelas engendradas pelo tráfico e uso de drogas, e suas implicações na transmissão da aids. A melhor forma de estudar a circulação das pessoas, do vírus e das drogas naquela realidade seria através de um estudo de “rede de relações”. Essa técnica envolveria a realização de entrevistas com pessoa infectada pelo vírus HIV a fim de reconstituir sua história de vida enfocando os vários elementos intercambiados na sua rede de relação. O seguimento de uma rede se dá a partir da indicação de novos participantes de maneira que o sujeito nº 1 indica outro membro da sua rede, o sujeito nº 2 indica o nº 3, e assim por diante. O pesquisador, ao percorrer uma rede, busca compreender não apenas sua estrutura, mas o conteúdo dos vínculos estabelecidos entre os sujeitos, a densidade dos vínculos, a direção dos vínculos, entre outras coisas. Entretanto, aquilo que se apresentava como a técnica ideal mostrou-se eticamente impróprio, precisamente por causa das hipóteses da pesquisa.

    Percorrer uma rede de relações, naquele caso, implicaria em colocar os sujeitos da pesquisa numa situação de indicar a condição sorológica de outra pessoa (portador do HIV) ou uma prática ilegal (consumo de drogas injetáveis). Avaliamos que a técnica, embora possível de ser aplicada naquele contexto, seria um procedimento eticamente impróprio. Optamos, então, por intensificar o estudo das histórias de vida individuais e avaliamos que, sendo um contexto etnográfico relativamente autocontido, as histórias se encontrariam em momentos diversos das vidas dessas pessoas, marcando pontos de contato em redes de relações.

    Modificado a partir de Victoria, C. G. Uma ciência replicante: a ausência de uma discussão sobre o método, a ética e o discurso. Saúde Soc., v.20, n.1, p.104-112, 2011.

    No caso relatado, os conflitos entre o desenvolvimento da pesquisa científica e as implicações éticas tiveram como desfecho:

    Resposta Correta:

    a mudança dos procedimentos de coleta de dados.

    adm
    26/11/2023 às 5:30 pm

    O Conselho Universitário da UFMG determinou a nulidade da defesa de tese de doutorado de Scarleth Yone Ohara e a cassação do seu título de doutora em Estudos Literários pela Faculdade de Letras, obtido em 2004. A decisão é resultado de processo disciplinar instaurado, com base em denúncia feita pela autora do trabalho plagiado. A investigação foi conduzida por uma comissão de sindicância. Em parecer, a comissão informa que a própria autora da tese “não apresentou nenhuma justificativa excludente do ilícito de propriedade autoral por ela praticado.” Em outro trecho acrescenta que a comissão de sindicância concluiu pela existência de plágio, uma vez que o texto da tese inclui “várias passagens integralmente copiadas ou ligeiramente modificadas”, sem citação de fonte.

    Modificado a partir de UFMG comprova plágio e cassa título de doutora de ex-estudante da Faculdade de Letras. Universidade Federal de Minas Gerais. Notícias. 27 out. 2015.

    Do texto acima, entendemos que:

    Resposta Correta:

    as passagens integralmente copiadas ou ligeiramente modificadas, sem citação de fonte, constituíram-se em evidências de prática de plágio.

    adm
    26/11/2023 às 5:30 pm

    Depois que o pesquisador tomou algumas decisões básicas sobre sua pesquisa e antes de entrar em campo, ele deve fazer um planejamento rigoroso e detalhado, construindo o seu projeto ou plano de pesquisa. Nesse momento, o tema, o problema, os objetivos, a justificativa, as bases teóricas e a metodologia devem ser expostos, justificados e fundamentados. Além disso, questões de ordem prática devem ser clareadas e previstos os meios de concretização das ações propostas, por exemplo, como serão obtidos os dados? É necessário algum tipo de autorização? São necessários recursos financeiros ou de pessoal? Qual o tempo previsto para a realização de cada fase da pesquisa?

    Sobre o projeto de pesquisa, é correto afirmar que:

    Resposta Correta:

    deve ser consultado durante toda da realização da pesquisa.

    adm
    26/11/2023 às 5:30 pm

    Considere a seguinte situação hipotética:
    Pedro é um estudante de graduação que, para a realização de seu TCC, decidiu analisar as concepções de agricultores de uma comunidade distante a respeito da germinação de sementes. Quando teve que ir a campo para obter dados, ele fez uma solicitação à sua instituição, para receber recursos financeiros para o transporte e a hospedagem. Porém, seu pedido foi negado em virtude de ter sido feito fora do prazo. Então, ele teve de conseguir recursos próprios para fazer a viagem. Ao chegar ao local, o contato com os agricultores acabou demorando mais do que ele esperava, devido à distância entre as moradias. Depois, percebeu que boa parte dos agricultores era analfabeta e não teriam como assinar o termo de consentimento livre e esclarecido, nem responder ao questionário que ele havia preparado. Assim, ele não conseguiu obter os dados, precisou mudar o projeto e acabou perdendo a data de defesa do TCC.

    Considere as seguintes afirmações, a respeito da história de Pedro:

    I – Os problemas de Pedro foram decorrentes da desorganização da instituição na qual ele estuda.
    II – Se Pedro tivesse planejado melhor sua pesquisa, ele teria evitado muitos desses problemas.
    III – Os infortúnios de Pedro deram-se devido a contingências que ele não tinha condições de prever.

    É correto o que se afirma em:

    Resposta Correta:

    II, apenas.

    adm
    26/11/2023 às 5:31 pm

    “Os Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) são a autoridade local e porta de entrada para um projeto de pesquisa envolvendo seres humanos. São colegiados interdisciplinares e independentes existentes nas instituições que realizam pesquisas, criados para defender os direitos e interesses dos participantes em sua integridade e dignidade, e para contribuir com o desenvolvimento das pesquisas dentro dos padrões éticos.”
    BRASIL. Ministério da Saúde. Conheça a Conep. 2017.

    Devem ser submetidos ao CEP:

    Resposta Correta:

    todos os projetos de pesquisa que envolvam seres humanos.