História do Brasil Império
Forums › MATERIAL DE ESTUDO › Atividades › História do Brasil Império
-
Na década de 1880, o movimento abolicionista conquistou força, e o debate pela Abolição espalhou-se entre a população.
Em uma ação de propaganda, o movimento abolicionista utilizou uma flor como símbolo. Selecione a alternativa que indica que flor era essa:
Resposta Correta:
Camélia
Sobre a participação dos militares na Proclamação da República, é correto afirmar que:
Resposta Correta:
a proibição de debates políticos e militares pela imprensa, a influência das ideias de Augusto Comte e o descaso do Imperador para com o exército favoreceram a derrubada do Império.
Leia o excerto a seguir. “Que se fundasse na Sacristia da Capela da Confraria uma escola de ler, escrever e contar as quatro espécies fundamentais d’aritmética a filhos de irmãos pobres, que se achassem quites com seus anuais; e isto até o número de vinte, ficando salvo ao respectivo Mestre receber mais alguns por ajuste particular com os respectivos pais, ou superiores; e que este Mestre, que ficaria sob a imediata inspeção do Procurador da Irmandade, fosse praticado com o mínimo de cem mil reis anuais pagos mensalmente”.
LUCINDO, W. R. S.; RASCKE, K. L. O Brasil após a abolição e a inserção social das populações de origem africana. In: CARDOSO, P. de J. F.; RASCKE, K. L. Formação de professores: produção e difusão de conteúdo sobre história e cultura afro-brasileira e africana. 1. ed. Florianópolis: Dioesc, 2014, p. 194.
Considerando a leitura do excerto e os estudos no texto-base sobre as dimensões que envolveram o processo abolicionista no Brasil, sobretudo o período conhecido como pós-abolição, analise as afirmativas a seguir.
I. No período pós-abolição as populações negras foram inseridas na sociedade.
II. Nesse período surgiram diversas associações de negros para garantir melhores condições de vida a este povo.
III. A Irmandade do Rosário é um exemplo de associação no pós-abolição que possui objetivos religiosos e assistencialistas.
IV. As práticas racistas diminuíram após a abolição da escravidão no Brasil.
V. A abolição da escravidão ocorreu sem nenhum projeto de assistência às populações negras.
Está correto o que se afirma em:
Resposta Correta:
II, III e V, apenas.
Leia as afirmações abaixo:
I – O período que constitui o Brasil Império tem início com a Independência do Brasil, proclamada em 1818 por D. Pedro I, e se estende até a Proclamação da República, em 1889.
II – Diversos foram os motivos que levaram à crise do Império e à ascensão da República: porém, a questão militar, religiosa, política e também os gastos com a Guerra do Paraguai não influenciaram na decisão de mudança de regime.
III – As populações africanas escravizadas, no âmbito dos discursos em prol da modernização do Brasil, constituíram-se como principal inimigo da nação.
Está correto o que se afirma em:
Resposta Correta:
Apenas III
A República foi proclamada em 15 de novembro de 1889. Contudo, sua consolidação se fez pela violência de duas revoluções. Sobre o tema, assinale a alternativa correta:
Resposta Correta:
No plano ideológico, defendiam os federalistas a necessidade de um poder central forte e limitada autonomia aos Estados.
Leia o trecho a seguir. “[…] O Brasil era uma sociedade de senhores e escravos governados pela monarquia portuguesa […]. O governo da Argentina era dominado pelos latifundiários e ambos vendiam seus produtos para o mercado externo e compravam os manufaturados da Inglaterra. O Paraguai constituía-se em uma exceção perigosa aos interesses das potências capitalistas”.
PRADO, D. P. A Guerra do Paraguai: duas vertentes historiográficas. Porto Alegre: Biblos, 2000, p. 130.
Considerando a leitura do trecho e os estudos no texto-base sobre as motivações que levaram à eclosão da Guerra do Paraguai, analise as afirmativas a seguir.
I. Um dos motivos da Guerra do Paraguai foi a dependência econômica deste país com o mercado estrangeiro.
II. O controle pela navegação do Rio Paraguai foi um dos estopins que levou à guerra.
III. Os africanos escravizados que lutaram na guerra receberam o reconhecimento por sua bravura.
IV. A Tríplice Aliança tinha como propósito impedir o crescimento do Paraguai.
V. O Paraguai se constituía como uma grande potência econômica que foi devastada no pós-guerra.
Está correto o que se afirma em:
Resposta Correta:
II, IV e V, apenas.
Leia as afirmações abaixo e selecione a alternativa INCORRETA:
Resposta Correta:
A Lei do Ventre Livre determinava que todo filho de escravo nascido após 1871 deveria ser liberto imediatamente sem nenhum tipo de indenização.
Leia as afirmações abaixo:
I – No início do século XIX, a mão de obra dos núcleos urbanos em sua maioria era formada por africanos escravizados, mas também aqueles que eram livres ou libertos eram considerados força de trabalho.
II – No início do XIX, a população do Brasil era de aproximadamente 3 milhões de habitantes, sendo que destes, 1,6 milhões eram escravizados;
III – A preocupação com a ordem social era pauta antes mesmo da Proclamação da Independência, em 1822, e intelectuais já chamavam a atenção à fundamental formação de uma nação homogênea e incorporada num todo social.
Está correto o que se afirma em:
Resposta Correta:
I, II e III
Sobre o principal personagem da Proclamação da República, o marechal Deodoro da Fonseca, é correto dizer que:
Resposta Correta:
não era republicano, mas era contrário ao gabinete imperial da época.
Após a proibição do tráfico negreiro, em 1850, iniciou-se um processo de transição para a abolição que foi conduzido da maneira mais lenta possível pelas elites econômicas do Brasil. Desse processo foram criadas algumas leis, que, embora ampliando a liberdade para determinados grupos de escravos no país, foram vistas como mecanismos para retardar a abolição.
Selecione a alternativa que apresenta o nome das duas leis:
Resposta Correta:
Lei do Ventre Livre e Lei Saraiva-Cotejipe
You must be logged in to reply to this topic.