Gestão de Projetos
Forums › MATERIAL DE ESTUDO › Atividades › Gestão de Projetos
-
A gestão de um projeto envolve várias atividades que devem ser desenvolvidas visando a atender ao cronograma conforme suas prioridades. Algumas sequências de atividades apresentam folga zero, ou seja, representam o caminho mais longo do projeto, com menor tempo de duração. Essa etapa é conhecida como
Resposta Correta:
caminho crítico.
A Estrutura Analítica do Projeto (EAP) é uma das etapas que demandam mais tempo e empenho do gerente, pois é considerada por muitos como a fase inicial do planejamento e estruturação das entregas que deverão ser criadas.
Podemos afirmar que, nessa etapa,
Resposta Correta:
o escopo do projeto é decomposto e o trabalho é dividido em entregas, apresentando o ciclo de vida do projeto por meio de fases apropriadas para sua execução.
A gestão do tempo é crucial para que o projeto alcance seus objetivos. Isso se dá, basicamente, pelo gerenciamento do cronograma, que tem como objetivo principal fazer com que o projeto seja concluído nos limites de tempo determinados no momento de sua concepção.
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos: Guia PMBOK. Pensilvânia: Project Management Institute, 2017.
De acordo com o Project Management Institute (2017), o gerenciamento do cronograma é composto por seis processos. Aquele que envolve a identificação e documentação da relação de atividades do projeto é:
Resposta Correta:
sequenciar as atividades.
Ao identificar o nível de engajamento das partes interessadas em um projeto, o gerente consegue desenvolver as estratégias necessárias para o atendimento dos objetivos e necessidades de cada uma. Para isso, ele pode utilizar a matriz de avaliação do nível de engajamento das partes interessadas, sendo que o nível que demonstra quem conhece os impactos potenciais e apoia o trabalho e seus resultados é conhecido como:
Resposta Correta:
apoiadoras.
Ao planejar o escopo do projeto, uma das etapas mais importantes é a coleta de requisitos, pois é nela que o gerente documenta, determina e gerencia os requisitos necessários das partes interessadas visando a alcançar os objetivos pretendidos. Com isso, haverá embasamento para a definição do escopo do projeto e do produto.
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos: Guia PMBOK. Pensilvânia: Project Management Institute, 2017.
Segundo o Project Management Institute (2017), existem cinco ferramentas principais que podem contribuir para o levantamento dos requisitos, dentre elas os grupos de discussão, que consistem em:
Resposta Correta:
reunir as partes interessadas pré-qualificadas e os especialistas no assunto para compreender as suas expectativas e atitudes em relação a um produto, serviço ou resultado propostos.
Uma das etapas mais importantes do gerenciamento de um projeto é a gestão das partes interessadas, sendo que, segundo o Project Management Institute (2017), existem quatro grupos de processos envolvidos no gerenciamento das partes interessadas.
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos: Guia PMBOK. Pensilvânia: Project Management Institute, 2017.
Logo, o processo de se comunicar e trabalhar com as partes interessadas para atender às suas necessidades e expectativas, lidar com questões e promover o engajamento das partes interessadas é conhecido como
Resposta Correta:
gerenciar o engajamento das partes interessadas.
Para atingir os objetivos esperados em um projeto, existem algumas áreas de conhecimento que podem auxiliar o gerente de projetos. Para isso, é preciso que ele entenda o funcionamento de cada uma e, assim, faça o uso correto das estratégias esperadas. Logo, a etapa que busca atender às expectativas e necessidades dos stakeholders envolvidos no projeto é conhecida como:
Resposta Correta:
gestão das partes interessadas.
A gestão de um projeto envolve três elementos que são cruciais, conhecidos como tripla restrição de um projeto, que consiste na interdependência entre as três áreas, em que a alteração em qualquer uma delas, consequentemente, altera uma das duas outras, ou ambas. Assinale a alternativa que apresenta esses três elementos.
Resposta Correta:
Gerenciamento de custos, gerenciamento do escopo e gerenciamento do tempo.
Um projeto consiste em várias etapas e, por isso, é fundamental que todos os envolvidos conheçam e trabalhem engajados a fim de se alcançar os resultados esperados, dentro do prazo determinado e buscando o sucesso ao término deste.
A etapa que inclui os processos necessários para assegurar que se inclua todo o trabalho a ser realizado durante o ciclo de vida do projeto, visando a alcançar os objetivos esperados, é:
Resposta Correta:
gerenciamento do escopo do projeto.
Dentre as várias funções do gerente de projeto, podemos citar como uma das mais importantes a gestão das partes interessadas que, segundo o Project Management Institute (2017, p. 502), “inclui os processos exigidos para identificar todas as pessoas, grupos ou organizações que podem impactar ou serem impactados pelo projeto, analisar as expectativas das partes interessadas nas decisões e na execução do projeto.”
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos: Guia PMBOK. Pensilvânia: Project Management Institute, 2017.
Com base nisso, pode-se afirmar que a gestão das partes interessadas envolve:
Resposta Correta:
todas as pessoas ou organizações (públicas e privadas) que impactam ou que são impactadas, direta ou indiretamente, pelas atividades e resultados gerados pelo projeto.
You must be logged in to reply to this topic.