Diagnóstico Organizacional
Forums › MATERIAL DE ESTUDO › Atividades › Diagnóstico Organizacional
-
Leia o trecho a seguir:
“A gestão de processos, como chamaremos a aplicação dos conceitos de processo nas organizações, traz consigo um conjunto de características, ou de dimensões, que podem ser utilizadas a favor de diversas iniciativas dessas organizações. Essas dimensões se referem ao que a gestão de processos pode entregar de valor para as organizações.”
CAMPOS, André L. N. Modelagem de processos com BPMN. 2. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2014. p. 9.
Nesse sentido, assinale a alternativa que indique as seis fases, na sequência correta, da metodologia da gestão por processos.
Resposta Correta:
Conhecimento da organização, seleção do processo, mapeamento do processo, análise do processo, estabelecimento de mudanças e implementação e monitoramento do processo.
Leia o excerto a seguir:
“No atual ritmo de mudanças no ambiente empresarial, nenhuma empresa pode se considerar imune às ameaças do ambiente, tais como a obsolescência de um produto ou a saturação do mercado. Por essa razão, todas as empresas devem fazer revisões periódicas de suas estratégias de produtos ou serviços versus segmentos de mercados e outras atividades dentro de um processo contínuo de identificação das ameaças e oportunidades externas e que, portanto, não são controladas pelas empresas.”
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 31. ed. São Paulo: Atlas, 2013. p. 63.
Para realizar essas revisões periódicas, uma ferramenta que pode ser utilizada é o diagnóstico organizacional. Assinale qual alternativa representa como pode ser definido o diagnóstico organizacional.
Resposta Correta:
O diagnóstico organizacional pode ser definido como o processo pelo qual se busca obter uma avaliação do estágio atual em que se encontram as práticas de gestão empresarial.
Leia o trecho a seguir:
“É chegada a época de fazer o Planejamento Estratégico e você precisa elaborar um diagnóstico de sua empresa? Com a Ferramenta da __________________ você vai aprofundar o conhecimento a respeito da sua organização e ter uma análise do contexto externo em que seu negócio está inserido. Indicada para organizações de todos os portes.
É útil porque proporciona uma análise dos pontos fortes ( strenghts) e fracos ( weaknesses), e as oportunidades (opportunities) e ameaças ( threats) de um negócio. Em seguida, o empreendedor pode organizar um plano de ação para reduzir os riscos e aumentar as chances de sucesso da empresa.”SEBRAE. 6 ferramentas para o planejamento estratégico da sua empresa.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna:
Resposta Correta:
Matriz SWOT.
Leia o excerto a seguir:
“A análise SWOT (sigla de quatro palavras em inglês Strenghts, Weaknesses, Opportunities, Threats) surgida na década de 1960 por acadêmicos as Stanford Research Institute é um instrumento voltado para a identificação das questões inerentes ao ambiente de negócios e à aptidão da empresa para lidar com as mesmas, conforme sua capacidade estratégica.”
ARAUJO, Luis César G. et al. Ações estratégicas: desafios e caminhos para a gestão contemporânea. São Paulo: Atlas, 2013. p. 120.
A respeito de que como proceder com a análise SWOT com eficácia sobre as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Forças: são as características positivas internas, como habilidades, recursos, know-how, equipes, domínio de tecnologias avançadas e disponibilidade de recursos em caixa, que ajudam a atingir as metas.
II. ( ) Fraquezas: são as características negativas internas da organização, como falta de capacidade de adaptação às mudanças, estrutura interna burocratizada e concentração excessiva de trabalhadores em final de carreira, que podem prejudicar a realização dos objetivos.
III. ( ) Ameaças: são as características identificadas no ambiente externo favoráveis, mas, ainda assim, fora do controle da organização, que podem, entretanto, de alguma forma, ser acessadas pela mesma.
IV. ( ) Oportunidades: são características negativas presentes no ambiente externo, também fora do controle da organização, que podem prejudicar a execução dos planos e o atingimento das metas e dos objetivos estabelecidos.Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta Correta:
V, V, F, F.
Leia o excerto a seguir:
“Os sistemas abertos trocam matéria e energia com o meio ambiente e são fundamentalmente adaptáveis, pois, para sobreviver, precisam reajustar-se continuamente às condições mutáveis e dinâmicas do seu meio ambiente. Como o ambiente está em constante mudança, a adaptabilidade organizacional exige uma constante mudança interna para que a organização permaneça viável.”
CHIAVENATO, Idalberto. Administração para não administradores : a gestão de negócios ao alcance de todos. 2. ed. Barueri: Manole, 2011. p. 8.
Compreendendo que esses sistemas abertos são as empresas e que para sobreviver necessitam se adaptar a essa nova realidade, aponte o que deve ser utilizado no meio empresarial para essa análise.
Resposta Correta:
As empresas utilizam-se de diversas ferramentas de diagnóstico e formatações gráficas que exprimem as variáveis que podem ser melhoradas e/ou corrigidas.
Leia o trecho a seguir:
“Um dos principais objetivos das organizações é produzir algo necessário à sociedade, seja um produto, seja um serviço. Se a sociedade absorve e aceita o que é produzido, porque necessita de determinados produtos para satisfazer suas necessidades, então a organização está prestando uma função social. Para ser bem-sucedida, a primeira exigência feita a uma organização é que ela satisfaça alguma necessidade da sociedade em que está inserida.”
CHIAVENATO, Idalberto. Administração para não administradores: a gestão de negócios ao alcance de todos. 2. ed. Barueri: Manole, 2011. p. 7.
A partir das informações de que as organizações precisam satisfazer as necessidades da sociedade, determine o que elas devem realizar para se manter competitivas e tendo crescimento.
I. Conhecer a organização de forma ampla e detalhada.
II. Ouvir o consumidor apenas quando há reclamações.
III. Estabelecer metas coerentes com os recursos disponíveis.
IV. Exigir criterioso estudo sobre a sua estrutura e ambiente de negócio.Está correto o que se afirma em:
Resposta Correta:
I, III e IV, apenas.
Leia o trecho a seguir:
“Os consultores, quando desenvolvem um modelo de projeto para empresas, devem considerar o meio no qual elas estão inseridas. […] Cada um desses métodos, para sua aplicação, implicou anteriormente em um planejamento estratégico de forma que as empresas se adequassem ao contexto que se apresentava.”
ARAUJO, Luis César G. et al. Ações estratégicas: desafios e caminhos para a gestão contemporânea. São Paulo: Atlas, 2013. p. 122.
Baseando-se no trecho apresentado e de acordo com os estudos de diagnóstico estratégico, assinale a alternativa que indique o que é planejamento estratégico.
Resposta Correta:
O planejamento estratégico é uma maneira estruturada para se alinhar ao ambiente externo, às mudanças do mercado, aos recursos internos e à estrutura organizacional.
Leia o excerto a seguir:
“Com ênfase sobre o desenho de processos ponta a ponta, que transcendem as fronteiras organizacionais, as empresas podem eliminar os custos indiretos que não agregam valor e que se acumulam nesses limites funcionais. Por meio da gestão de processos, uma empresa pode garantir que seus processos cumpram o prometido e funcionem de forma coerente com o nível de desempenho que eles são capazes de oferecer.”
BROCKE, Jan vom; ROSEMANN, Michael. Manual de BPM: gestão de processos de negócio. Porto Alegre: Bookman, 2013. p. 7.
Sobre a importância do desenho dos processos, assinale a alternativa que representa como esse pode auxiliar na gestão de processos.
Resposta Correta:
O desenho dos processos traz uma representação gráfica que possibilita uma melhor análise, tendo informações como atividades, setores e profissionais envolvidos.
Leia o excerto a seguir:
“Uma forma de os executivos determinarem a sensibilidade de sua organização com relação aos diversos fatores ambientais é projetar e implementar um sistema interno que agregue e analise informações provenientes de funcionários-chave. […]
Temos observado que informações obtidas por funcionários-chave também podem ajudar os administradores a interpretar e entender o __________________ da organização como parte de uma análise ___________________.”CERTO, Samuel C. et al. Administração estratégica: planejamento e implantação de estratégias. 3. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010. p. 38.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna:
Resposta Correta:
ambiente interno; ambiental interna.
Leia o excerto a seguir:
“O ambiente interno é aquele que está dentro da organização e que normalmente tem implicação imediata e específica em sua administração. Diferentemente dos componentes dos ambientes geral e operacional, que existem fora da organização, os componentes do ambiente interno são os que estão mais facilmente perceptíveis e controláveis.”
CERTO, Samuel C. et al. Administração estratégica: planejamento e implantação de estratégias. 3. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010. p. 34.
Partindo da definição apresentada sobre o ambiente interno, aponte alguns dos elementos que podem compor o ambiente interno.
Resposta Correta:
Trabalhadores, administradores, conhecimentos gerados, cultura organizacional, tecnologia, estrutura organizacional e instalações físicas.
A pesquisa de marketing é um importante instrumento que auxilia os gestores no processo de tomada de decisões, pois fornece informações sobre a identificação e a satisfação do consumidor. Além disso, a pesquisa de marketing avalia as necessidades de informação e fornece aos gestores informações que sejam confiáveis, válidas e relevantes.
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A utilização dos serviços de pesquisa de marketing por uma variedade de organizações aumentou significativamente nos últimos anos.
Pois:
II. A pesquisa de marketing é uma das principais maneiras pelas quais as organizações analisam seus consumidores.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Resposta Correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Leia o excerto a seguir:
“Os portfólios da maioria das organizações com várias linhas de produtos incluem um conjunto de estrelas, vacas leiteiras, pontos de interrogação e bichinhos de estimação. […] A marca Pepsi de bebidas esportivas, All Sports, era um ponto de interrogação quando ela lutava com a bem entrincheirada Gatorade por uma parcela maior de mercado em crescimento.”
CHIAVENATO, I.; SAPIRO, A. Planejamento estratégico: fundamentos e aplicações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. p. 267.
A respeito dos produtos ponto de interrogação, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
I. ( ) São produtos ou serviços com alta taxa de crescimento.
II. ( ) A maioria dos negócios inicia como ponto de interrogação.
III. ( ) Um ponto de interrogação exige muito investimento.
IV. ( ) Os produtos ponto de interrogação têm grande lucro.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta Correta:
F, V, V, F.
You must be logged in to reply to this topic.