Comunicação
Forums › MATERIAL DE ESTUDO › Provas › Comunicação
-
6) A comunicação formal da organização pode ocorrer por meio de textos orais, mas principalmente por documentos escritos. Esse tipo de comunicação tem como objetivo fazer circular mensagens no âmbito administrativo da empresa, de maneira que o processo é composto por planejamento, administração e controle do fluxo comunicativo da organização, com foco nos resultados.
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado no livro, assinale a alternativa que apresente o termo que define comunicação formal da organização:
Comunicação administrativa. Resposta correta. A alternativa está correta, pois a comunicação formal da organização é conhecida como comunicação administrativa. Ela ocorre, em geral, por meio de documentos — como formulários e planilhas — que padronizam tarefas e coletam informações em tempo real, para posterior apresentação de resultados.
Comunicação social.
Marketing direto.
Endomarketing.
Comunicação institucional.
7) Para o sucesso da empresa nas redes sociais é necessário ter uma boa gestão de conteúdo. Pois muitos clientes acompanham a marca pelas redes sociais e muitos gostam de interagir com os conteúdos postados. Porém, conforme Pimentel (2017) orienta, é necessário ter cuidado em relação à quantidade de conteúdo com o objetivo de venda de produto e/ou serviço em comparação a outros conteúdos que não têm como foco a venda, mas sim a geração de valor ou engajamento, por exemplo.
Fonte: PIMENTEL, M. de O. Em pauta: manual prático da comunicação organizacional. Curitiba: InterSaberes, 2017.Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado no livro, assinale a alternativa que apresenta a orientação da quantidade de conteúdo de vendas indicado para as redes sociais:
Menos da metade do conteúdo publicado deve conter anúncios de produtos e serviços. Resposta correta. A alternativa está correta, pois é recomendado não sobrecarregar os conteúdos publicados com anúncios, sendo que menos da metade do conteúdo publicado deve conter anúncios de produtos e serviços.
Deve ter somente conteúdo publicado com anúncios de produtos e serviços.
Todo o conteúdo publicado deve conter anúncios de produtos e serviços.
A maior parte do conteúdo publicado deve conter anúncios de produtos e serviços.
8) Além dos tipos de comunicação — institucional, mercadológica, administrativa e interna —, é importante destacar as interfaces da comunicação organizacional. Em outras palavras, a forma como cada um dos tipos de comunicação pode ser utilizada.
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado no livro, assinale a alternativa que apresenta as dimensões da comunicação organizacional:
Humana, instrumental e estratégica. Resposta correta. A alternativa está correta, pois as dimensões da comunicação organizacional são humana (foco nas pessoas), instrumental (foco nos instrumentos como meios de transmissão) e estratégica (foco na comunicação como ferramenta de potencialização de resultados).
Humana, externa e estratégica.
Humana, instrumental e externa.
Externa, instrumental e estratégica.
Humana, instrumental e instantânea.
9) Sabemos que a comunicação organizacional interna é o processo comunicativo que ocorre entre todas as áreas da empresa, permitindo a interação entre gestores e funcionários. Nesse contexto, a comunicação interna deve ser bem trabalhada pois será utilizada por diversos processos da empresa e poderá gerar interações entre os interlocutores envolvidos.
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado no livro, assinale a alternativa que que define como deve ser a linguagem utilizada na comunicação interna:
Direta, organizada e de fácil compreensão, sem palavras rebuscadas, evitando ruídos. Resposta correta. A alternativa está correta, pois a comunicação interna de uma empresa deve ser direta, organizada e de fácil compreensão, sem palavras rebuscadas, evitando ruídos. Dessa forma, o processo se torna mais eficiente e as mensagens mais claras entre os interlocutores.
Indireta, organizada e de fácil compreensão, sem palavras rebuscadas, evitando ruídos.
Direta, organizada e de fácil compreensão, usando obrigatoriamente imagens e textos.
Direta, organizada e com norma culta, priorizando palavras rebuscadas.
Direta, organizada e de fácil compreensão, para que os clientes absorvam a mensagem facilmente.
10) A comunicação mercadológica diz respeito à divulgação dos produtos ou serviços desenvolvidos por uma empresa, com base em pesquisas de mercado, que apontam as necessidades e os anseios do público consumidor.
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado no livro, assinale a alternativa que apresenta exemplos de comunicação mercadológica:
O SAC, a publicidade, o marketing digital, a promoção de vendas e a participação em feiras e exposições. Resposta correta. A alternativa está correta, pois o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), a publicidade, o marketing digital, a promoção de vendas e a participação em feiras e exposições são exemplos de comunicação mercadológica que são direcionadas ao público externo da empresa.
O SAC, a publicidade, o marketing digital, a promoção de vendas e os boletins internos.
O SAC, a publicidade, o marketing digital, os boletins internos e a participação em feiras e exposições.
Os boletins internos, a publicidade, o marketing digital, a promoção de vendas e a participação em feiras e exposições.
Apenas o SAC, o marketing digital e a promoção de vendas.
You must be logged in to reply to this topic.