Comunicação

Forums MATERIAL DE ESTUDO Provas Comunicação

  • adm
    14/08/2023 às 6:21 pm

    Leia um trecho de artigo da autora e pesquisadora Margarida M. Krohling Kunsch que aborda a dimensão instrumental da comunicação:

    “A dimensão instrumental é a predominante nas organizações em geral. Caracteriza-se como funcional e técnica. É aquela que é considerada mais como transmissão de informações e como instrumento para viabilizar os processos e permitir o pleno funcionamento de uma organização para o alcance dos seus objetivos globais. Trata-se da visão linear da Comunicação e que ignora contextos e outros aspectos mais subjetivos. Evidentemente é necessária e sempre existirá”

    Fonte: KUNSCH, M. M. K. As dimensões humana, instrumental e estratégicada Comunicação Organizacional: recorte de um estudo aplicado no segmento corporativo In: Intercom, 2012.

    A imagem abaixo é um organograma que apresenta a forma como a empresa está hierarquicamente organizada:

    Diante das informações apresentadas e do tema que envolve a comunicação e sua dimensão instrumental, podemos afirmar corretamente que:

    Resposta Correta:

    c.
    Na perspectiva da comunicação instrumental o objetivo e repassar informações de maneira unilateral, por conseguinte, o fluxo de comunicação não colabora na troca entre os diferentes níveis hierárquicos.

    adm
    02/09/2023 às 2:26 pm

    Para que aconteça leitura, é preciso haver um texto. Contudo, o texto não precisa ser verbal; ele pode também, por exemplo, ser visual (imagem), como acontece com as placas de trânsito.
    Além disso, um texto pode ser uma mistura de linguagens. Em uma história em quadrinhos, por exemplo, isso acontece: há mistura de linguagens.

    Então, perguntamos: que tipos de linguagem estão presentes?

    Resposta Correta:

    Linguagem verbal e linguagem visual.

    adm
    02/09/2023 às 2:27 pm

    No contexto da cultura organizacional, stakeholders são pessoas que “[…] influenciam a empresa e, em uma visão mais ampliada, aqueles que são influenciados por ela no curso de suas atividades. […]. Os stakeholders podem ser identificados como passivos, caracterizados como involuntários, […] ou como ativos, aqueles que estão envolvidos voluntariamente com a organização e com ela têm uma relação de reciprocidade”(SOUSA; ALMEIDA, 2003, p. 145). SOUSA, A. F.; ALMEIDA, R. J. Planejamento e controle financeiro na perspectiva da teoria dos stakeholders. Revista de Administração, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 144-152, 2003.

    Em outras palavras, na perspectiva organizacional, os stakeholders são os atores internos e externos envolvidos com a instituição, influenciando-a e sendo influenciados por ela.

    Sendo assim, sobre os stakeholders, avalie as afirmativas a seguir.

    I. São os diretores e o setor de relações públicas da empresa. São eles que detêm o poder de decisões sobre os rumos da comunicação da companhia.
    II. São todos os públicos da empresa, tanto o interno (gestores e colaboradores/funcionários) quanto o externo (clientes e fornecedores).
    III. São os funcionários da empresa, que, embora façam parte do plano de comunicação da organização, não afetam a imagem da instituição diante da sociedade.
    IV. São aqueles cujas opiniões devem ser ouvidas e, na medida do possível, atendidas a partir do plano de comunicação da empresa.

    Está correto o que se afirma em:

    Resposta Correta:

    II e IV, apenas.

    adm
    02/09/2023 às 2:28 pm

    Sobre as partes essenciais do texto, observe as seguintes informações:

    I. São três: introdução, desenvolvimento e conclusão (ou fechamento), necessariamente nessa ordem.
    II. A introdução traz uma apresentação do tema sobre o qual se vai falar e convida o leitor à participar da leitura.
    III. O desenvolvimento é o texto em si. Contém a argumentação, os fatos, os dados.
    IV. A conclusão (ou fechamento) contém um último argumento, fato ou dado e um resumo das ideias previamente desenvolvidas.

    Está correto o que se afirma apenas em:

    Resposta Correta:

    I, II e III

    adm
    02/09/2023 às 2:28 pm

    Veja a tirinha da Mafalda e clique na afirmativa correta:
    revista.vestibular.uerj.br /lib /spaw2 /uploads /images /2015 /Discursivo /Matematica /mafalda.png

    Resposta Correta:

    Reconhecemos que a leitura proporciona ao indivíduo a possibilidade de distinguir comportamentos e adquirir conhecimento a respeito do mundo que o cerca.

    adm
    02/09/2023 às 2:30 pm

    O texto abaixo foi retirado de um site que aborda o tema comunicação institucional. Você pode observar que o referido artigo busca abordar a importância da comunicação institucional:

    “Elas buscam preservar e consolidar sua imagem com os clientes e parceiros e, se ocorrer alguma crise, precisam de alguém que ajude a manter essa imagem de respeito intacta junto à imprensa.Para Pacale Weile, especialista nessa área na França, antigamente, a Comunicação Institucional se definia apenas na comunicação de marca de produtos.Essa mesma autora diz que a empresa não pode restringir como uma “emissora e marcas”. Deve recorrer a outras instâncias, a outra voz que estabeleça uma relação diferente e vá além do registro puramente comercial: a instituição.A empresa revela uma tomada de consciência.”

    A imagem abaixo é parte de uma comunicação institucional, originária de uma empresa de refrigerante e possui relevãncia mundial:

    Considerando as informações apresentadas quanto ao tema comunicação institucional, avalie as
    asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

    I. O planejamento de uma comunicação institucional deve possuir um alinhamento com os valores e políticas de uma organização, pois
    contribui para consolidação da sua imagem no mercado.

    PORQUE

    II. O trabalho recorrente em ações de comunicação institucional permitirá uma empresa tornar-se reconhecida, além de reforçar o
    envolvimento e a sua relevância em questões sociais de uma determinada comunidade.

    Resposta Correta:

    As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

    adm
    02/09/2023 às 2:31 pm

    O texto abaixo constitui um trecho que aborda algumas tendências no âmbito da comunicação organizacional:

    A era atual é online e prevê a comunicação instantânea. As ferramentas tecnológicas simplificam o processo e ajudam a empresa a construir sua reputação perante os clientes.Entre os recursos que podem ser utilizados estão: Instagram, Facebook, Twitter, WhatsApp e YouTube.

    De modo geral, são mídias sociais, que fortalecem a comunicação interna se a empresa utilizar estratégias direcionadas.Você pode, por exemplo, ter um perfil no Facebook para postar assuntos relevantes, fazer posts bem-humorados, divulgar vídeos (institucionais ou não), entre outras atividades. Os clientes curtem sua página e interagem com as publicações, podendo sanar dúvidas, fazer perguntas, reclamações, sugestões e elogios.Outra possibilidade é usar o LinkedIn, uma mídia voltada para o setor empresarial. Nesse caso, é possível colocar links de artigos interessantes que tenham relação com o seu negócio, produzir conteúdos especializados para se tornar uma referência e até apresentar vagas abertas para recrutar talentos.Lembre-se de que a ideia, aqui, é usar linguagens e formatos diferentes, com capacidade de repassar informações rapidamente e estabelecer um compromisso com os consumidores.

    A imagem abaixo mostra um grupo de pessoas em uma empresa. Nela identificamos o uso da tecnologia, porém há um contato visual e utilização da comunicação oral:

    Diante das informações apresentadas e das dimensões que envolvem a comunicação organizacional, podemos afirmar corretamente que:

    Resposta Correta:

    A tecnologia digital mostra ser uma aliada na melhoria da comunicação organizacional, porém, é muito importante a comunicação interpessoal para aumentar o nível de engajamento dos colaboradores.

    adm
    02/09/2023 às 2:32 pm

    O texto abaixo aborda a situação de refugiados no território brasileiro. Leia um trecho:

    “Diante da escalada da crise na Venezuela que leva cada vez mais venezuelanos a cruzarem as fronteiras rumo ao Brasil em busca de uma vida melhor, o Governo de Michel Temer assinou um decreto reconhecendo a “situação de vulnerabilidade” em Roraima. O Estado é a principal porta de entrada dos imigrantes que fogem da crise de abastecimento de alimentos, do colapso dos serviços públicos e de uma inflação de 700% no país vizinho. O presidente ainda editou uma medida provisória (MP) que acena com ações de assistência emergências para imigrantes venezuelanos no Estado em diversas áreas, como proteção social, saúde, educação, alimentação e segurança pública. Elas serão coordenadas por um comitê federal composto por representantes de distintos ministérios e conduzidas em parcerias entre União, Roraima e municípios.”

    Considerando as informações apresentadas e o tema coesão textual, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

    I. A coesão textual contribui para a articulação das ideias apresentadas em um texto, permitindo ao leitor uma boa fruição na qualidade, na leitura e compreensão da informação.

    PORQUE

    II. Uma das estratégias para produzir um texto coeso é fazer uso da substituição dos termos como foi apresentado e sublinhado no exemplo .

    Resposta Correta:

    As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

    adm
    02/09/2023 às 2:33 pm

    Segundo Halliday e Hasan (1976), citam cinco estratégias de coesão, são elas: a referência, a substituição, a elisão, a conjunção e a coesão lexical. Assinale alternativa que indica a ordem correta da relação das duas colunas:

    ( 1 ) Referência
    ( 2 ) Substituição
    ( 3 ) Conjunção
    ( 4 ) Elisão
    ( 5 ) Coesão lexical

    ( A ) Ocorre pela utilização de mecanismos coesivos que estabelecem vínculos entre frases.
    ( B ) É um processo linguístico interessante que consiste na recuperação de um referente sem citá-lo. Esse fenômeno também é chamado de anáfora zero.
    ( C ) Ocorre de forma mais sutil, pois se trata da seleção e do uso de palavras que se relacionam entre si, articulando as ideias de maneira que a forma e o conteúdo do texto estejam harmoniosamente organizados.
    ( D ) É um recurso eficaz na progressão textual, pois, ao substituir uma palavra ou expressão já citada no texto, não ocorre somente a troca de um vocábulo por outro, mas novos sentidos podem surgir e contribuir para a composição textual.
    ( E ) É o processo de retomada ou antecipação de referentes no texto.

    Resposta Correta:

    1 – E;
    2 – D;
    3 – A;
    4 – B;
    5 – C;

    adm
    02/09/2023 às 2:34 pm

    Leia o excerto a seguir.
    “A comunicação organizacional abrange todas as formas de comunicação de uma instituição pública ou privada. […] É importante compreender a comunicação organizacional como um fenômeno que envolve as comunicações institucional, interna, administrativa e mercadológica, formando diferentes fluxos e exigindo uma atuação coletiva e colaborativa”. PIMENTEL, M. de O. Em pauta: manual prático da comunicação organizacional. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 54.

    A comunicação organizacional é muito dinâmica e envolve processos internos, entre funcionários e gestores, por exemplo; e processos externos, como a comunicação entre a instituição e a sociedade em geral.

    Sendo assim, sobre as perspectivas da comunicação organizacional, relacione as colunas a
    seguir com seus respectivos exemplos.

    1. Institucional
    2. Interna
    3. Administrativa
    4. Mercadológica

    ( ) Pesquisa com a comunidade, para saber qual a opinião que os membros têm sobre o uso de um produto de limpeza em seu cotidiano.
    ( ) Criação de marca e slogan para um hemocentro, que revele a importância dos serviços oferecidos para a sociedade.
    ( ) Envio e recebimento de documentos oficiais, como memorandos, destinados a realizar trâmites empresariais, bem como a promoção de funcionários.
    ( ) Definição de uma ferramenta de comunicação e interação entre gestores e funcionários do setor produtivo de uma indústria.

    Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.

    Resposta Correta:

    4, 1, 3, 2.