Auditoria Contábil
Forums › MATERIAL DE ESTUDO › Atividades › Auditoria Contábil
-
Leia o excerto a seguir.
Os padrões de avaliação de risco estabelecem modelos e fornecem orientações sobre a avaliação do auditor dos riscos de distorção relevantes em uma auditoria de demonstrações financeiras e o desenho e execução de procedimentos de auditoria cuja natureza, época e extensão são responsivas aos riscos avaliados. Os auditores continuam a lutar com a execução eficaz e eficiente dos Padrões de Avaliação de Risco.
A respeito da avaliação de risco, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Ao realizar uma auditoria, você pode empregar formas de avaliação de risco e distorção relevantes;
II. ( ) A finalidade de uma auditoria contábil é descobrir se as demonstrações estão corretas;
III. ( ) O risco de distorção relevante ocorre devido a erros e fraudes;
IV. ( ) O risco de distorção pode influenciar os planos da empresa.Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Resposta Correta:
V, V, V, F.
Leia o excerto a seguir.
A NBC TA 265 “trata da responsabilidade do auditor de comunicar apropriadamente, aos responsáveis pela governança e à administração, as deficiências de controle interno que foram identificadas na auditoria das demonstrações contábeis. Esta Norma não impõe responsabilidades adicionais ao auditor na obtenção de entendimento do controle interno, assim como no planejamento e na execução de testes de controle além dos requisitos […]” (BRASIL, 2009, on-line).
BRASIL. Resolução CFC nº 1.210/09. Aprova a NBC TA 265 – Comunicação de Deficiências de Controle Interno. Conselho Federal de Contabilidade, Brasília, DF, 2009.
A partir do nosso material de estudos, sobre a NBC TA 265, analise as afirmativas a seguir.
I. Pode-se afirmar que as deficiências levam à probabilidade de distorção relevante nas demonstrações contábeis no futuro;
II. Pode-se afirmar que os controles são importantes para o processo de elaboração de demonstrações contábeis;
III. Pode-se afirmar que as deficiências de controle interno podem levar à susceptibilidade, à perda ou à fraude do respectivo ativo ou passivo;
IV. O aumento do volume de atividade da empresa não pode levar à deficiência ou às deficiências.Está correto o que se afirma em:
Resposta Correta:
I, II e III.
Independente das políticas e procedimentos estabelecidos por uma organização, somente uma garantia razoável pode ser fornecida, se os controles internos forem eficazes e se as informações financeiras estiverem corretas. A eficácia dos controles internos pode ser limitada pela falta de sincronia e comunicação.
A respeito da necessidade de comunicação e controle interno, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A comunicação interna dificulta o funcionamento de outros elementos do controle interno;
II. ( ) A comunicação externa possibilita que a administração obtenha e compartilhe informações;
III. ( ) A deficiência de controle interno para fins de auditoria ocorre quando o controle consegue prevenir;
IV. ( ) A deficiência de controle interno para fins de auditoria ocorre quando há distorções nas demonstrações contábeis.Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Resposta Correta:
F, V, F, V.
Leia o excerto a seguir.
Os procedimentos de avaliação de risco devem incluir consultas de gestão, como os indivíduos apropriados dentro da função de auditoria interna (se esta função existe), outros dentro da entidade que, no julgamento profissional do auditor, podem ter informações susceptíveis a ajudar na identificação de riscos de distorção material, devido à fraude ou erro.
A respeito da avaliação de riscos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O auditor tem, como finalidade, identificar e avaliar os riscos de distorção causados por fraude ou erro;
II. ( ) O auditor deve analisar se as informações são essenciais para a identificação de riscos de distorção;
III. ( ) Durante o processo de avaliação de risco, numa auditoria, cabe, ao operacional da empresa, buscar compreender se a entidade tem processo de estimar os riscos;
IV. ( ) É responsabilidade do auditor dar fundamento para a identificação e avaliação de riscos de distorção nos níveis das demonstrações e das afirmações.Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Resposta Correta:
V, V, F, V.
A opinião do auditor que acompanha as demonstrações contábeis é fundamentada em uma auditoria dos procedimentos e registros empregados para produzi-los.
As auditorias internas avaliam os controles internos de uma organização, incluindo seus processos de governança corporativa e contabilidade.
Como parte de uma auditoria externa, os auditores testarão os processos contábeis e os controles internos de uma empresa e darão uma opinião quanto à sua eficácia.
A partir do nosso material de estudos sobre controles internos, analise as afirmativas a seguir.
I. As fraudes não encobertas são aquelas decorrentes de controle interno fraco;
II. O sistema de controle interno deve possibilitar a detecção de irregularidades;
III. As fraudes encobertas temporariamente são aquelas em que se alteram a informação contida nos registros;
IV. As fraudes encobertas temporariamente são aquelas realizadas sem afetar os registros contábeis.Está correto o que se afirma em:
Resposta Correta:
I, II e III.
Controles internos são os mecanismos, regras e procedimentos empregados por uma empresa para assegurar a integridade das informações financeiras e contábeis, promover a prestação de contas e evitar fraudes.
Além de cumprir as leis e regulamentos e dificultar que os funcionários furtem ativos ou cometam fraudes, os controles internos podem ajudar a melhorar a eficiência operacional, melhorando a precisão e a pontualidade dos relatórios financeiros.
A partir do nosso material de estudos sobre controles internos, analise as afirmativas a seguir.
I. O controle de sistema interno baseia sua fundamentação nos conhecimentos de contabilidade, administração de empresas, dentre outros;
II. Um bom sistema de controle interno possibilita a prevenção de fraude e reduz os riscos de erros e irregularidades;
III. Um controle interno eficiente deve possibilitar a detecção de erros de atos intencionais ou não;
IV. Um sistema de controle interno eficiente reduz as possibilidades de identificação de fraudes.Está correto o que se afirma em:
Resposta Correta:
I, II e III.
Leia o excerto a seguir.
Um processo de auditoria rigoroso também identifica, quase invariavelmente, áreas em que a administração pode melhorar seus controles ou processos, agregando ainda mais valor à empresa e aprimorando a qualidade de seus processos de negócios, uma vez que o objetivo fundamental da auditoria é fornecer uma garantia independente de que a administração apresentou, em suas demonstrações financeiras, uma visão “verdadeira e justa” do desempenho e da posição financeira de uma empresa.
A respeito das fases do trabalho de auditoria, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A aplicação dos procedimentos de auditoria precisa levar, em consideração, o processo de validação das provas, que depende da fonte e da forma de obtenção;
II. ( ) Pode-se afirmar que, quando as provas são obtidas indiretamente pelo auditor, possuem maior validade que aquelas recebidas de forma direta;
III. ( ) Por meio das evidências, o auditor realiza a avaliação das provas e da validade dos dados submetidos a julgamento;
IV. ( ) A partir da avaliação, o auditor determina o tipo de parecer de auditoria a ser emitido.Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Resposta Correta:
V, F, V, V.
O planejamento é a fase de auditoria em que podemos influenciar melhor os resultados do trabalho de auditoria. É um componente chave, mas facilmente negligenciado durante o processo de auditoria. É algo que necessita ser enfatizado, de forma a resultar no sucesso da auditoria.
Considerando o nosso material de estudos, sobre o planejamento e execução de auditoria, analise as afirmativas a seguir.
I. A revisão dos papéis de trabalho do auditor posterior é um item que deve ser pensado no planejamento da primeira auditoria;
II. Os eventos relevantes subsequentes ao exercício anterior devem ser discutidos com a administração da empresa;
III. A uniformidade dos procedimentos contábeis depende dos procedimentos contábeis uniformes adotados;
IV. No planejamento de auditoria, o auditor deve certificar-se dos procedimentos contábeis adotados no exercício anterior.Está correto o que se afirma em:
Resposta Correta:
II, III e IV.
Leia o excerto a seguir.
“O objetivo do auditor é comunicar apropriadamente, aos responsáveis pela governança e à administração, as deficiências de controle interno que o auditor identificou durante a auditoria e que, no seu julgamento profissional, são de importância suficiente para merecer a atenção deles” (BRASIL, 2009, on-line).
BRASIL. Resolução CFC nº 1.210/09. Aprova a NBC TA 265 – Comunicação de Deficiências de Controle Interno. Conselho Federal de Contabilidade, Brasília, DF, 2009.
A respeito da NBC TA 265, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A deficiência significativa de controle interno deve ser julgada pelo profissional do auditor;
II. ( ) A deficiência ou a combinação de deficiências de controle interno não deve receber atenção por parte da governança;
III. ( ) As deficiências de controle interno relevantes identificadas pela auditoria devem ser comunicadas de forma tempestiva;
IV. ( ) As deficiências de controle dependem da probabilidade de ocorrência e a possível magnitude da distorção.Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Resposta Correta:
V, F, V, V.
Leia o excerto a seguir.
Controles internos são políticas e procedimentos definidos para garantir a confiabilidade contínua dos sistemas contábeis. Precisão e confiabilidade são fundamentais para a contabilidade. Ademais, sem registros contábeis precisos, os administradores não podem tomar decisões financeiras totalmente informadas e os relatórios financeiros podem conter erros.
Considerando o nosso material de estudos, sobre os controles internos, analise as afirmativas a seguir.
I. A confiabilidade dos resultados gerados pelos controles possibilita uma melhora na tomada de decisões, a fim de atingir o objetivo da empresa;
II. Para analisar a importância do controle, é necessário analisar e compreender o volume de produção e a diversificação de uma entidade;
III. A partir do momento que a organização inicia sua fase de crescimento, é necessário a inserção de mais controles para as operações e transações;
IV. Para um controle eficiente das operações e poder de análise, é necessário existir relatórios, indicadores e outros índices que representem a gestão das operações da empresa.Está correto o que se afirma em:
Resposta Correta:
I, II, III e IV.
Leia o excerto a seguir.
Uma organização pode realizar auditorias de acompanhamento para verificar se ações preventivas foram tomadas como resultado de problemas de desempenho, que podem ser relatados como oportunidades de melhoria. Outras vezes, as organizações podem encaminhar problemas de desempenho identificados ao gerenciamento para acompanhamento.
A respeito das fases do trabalho de auditoria, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A prova de fonte interna possui mais validade que a conseguida externamente;
II. ( ) Os relatórios complementares são compostos por revisões mais detalhadas;
III. ( ) A partir da execução, o auditor define o parecer de auditoria a ser emitido;
IV. ( ) As evidências obtidas permitem dar base à opinião do auditor.Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Resposta Correta:
F, V, F, V.
Leia o excerto a seguir.
O controle interno é um agregado de atividades interligadas, que são colocadas em camadas nos procedimentos operacionais normais de uma organização, com a intenção de proteger ativos, reduzir erros e garantir que as operações sejam conduzidas de forma aprovada. Outra forma de observar os controles internos é que estas atividades são necessárias para reduzir a quantidade e os tipos de risco aos quais possam vir a ocorrer.
A partir do nosso material de estudos, sobre os controles internos, analise as afirmativas a seguir.
I. As organizações, no geral, possuem controles internos, adequados ou não;
II. Informações contábeis distorcidas podem levar a conclusões imprecisas pela empresa;
III. Um sistema de controle interno independe de relatórios operacionais periódicos, o controle orçamentário e programas de treinamento do pessoal;
IV. Os controles internos da segurança inadequada às atividades praticadas ao longo de toda a organização, de forma vertical e horizontal.Está correto o que se afirma em:
Resposta Correta:
I e II.
Leia o excerto a seguir.
O planejamento da auditoria é necessário, de forma que cumpra o seu objetivo proposto. Nesse aspecto, o auditor precisa possuir um completo conhecimento contábil do negócio do cliente; confiabilidade do sistema de controle interno; programação de procedimentos de auditoria; e coordenação de pessoal.
Considerando o nosso material de estudos, sobre o planejamento e execução de auditoria, analise as afirmativas a seguir.
I. É após a contratação dos serviços que o processo de planejamento da auditoria efetivamente é iniciado;
II. Dentre os objetivos de auditoria, inclui, mas não está limitado, obter conhecimento das atividades da empresa;
III. Dentre os objetivos de auditoria, incluem, mas não estão limitados, a propiciar o cumprimento dos serviços contratados dentro dos prazos e compromissos estabelecidos previamente;
IV. Assegurar que as áreas importantes e os valores relevantes contidos em suas demonstrações contábeis recebam a atenção requerida está entre os objetivos de auditoria.Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
Resposta Correta:
II, III e IV.
Leia o excerto a seguir.
“A NBC TA 260 “trata da responsabilidade do auditor independente na comunicação com os responsáveis pela governança na auditoria de demonstrações contábeis. Embora esta norma se aplique independentemente da estrutura de governança ou do tamanho da entidade, considerações específicas se aplicam quando todos os responsáveis pela governança estão envolvidos na administração da entidade e para as entidades listadas. Esta norma não estabelece requisitos relacionados à comunicação do auditor com a administração ou proprietários da entidade, a menos que eles também sejam responsáveis pela governança” (BRASIL, 2016, on-line).
BRASIL. Norma Brasileira de Contabilidade – NBC TA 260 (R2), de 17 de junho de 2016. Dá nova redação à NBC TA 260 (R1) que dispõe sobre a comunicação com os responsáveis pela governança. Conselho Federal de Contabilidade, Brasília, DF, 17 jun. 2016.
A respeito da NBC TA 260, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Dentre os objetivos do auditor, está o de obter, dos responsáveis pela governança, informações importantes para a auditoria;
II. ( ) Dentre as finalidades do auditor, está a de possibilitar a comunicação efetiva entre o auditor e a administração da empresa;
III. ( ) Dentre os objetivos do auditor, está o de promover a efetiva comunicação unilateral entre o auditor e os responsáveis pela governança;
IV. ( ) Dentre os objetivos do auditor, está o de obter uma visão geral do alcance, quando planejada a auditoria.Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Resposta Correta:
V, V, F, V.
Leia o excerto a seguir.
“Ao determinar se foram identificadas uma ou mais deficiências de controle interno, o auditor pode discutir os fatos e as circunstâncias relevantes das suas observações com o nível adequado da administração. Essa discussão fornece oportunidade para o auditor alertar tempestivamente a administração sobre a existência de deficiências sobre as quais a administração possivelmente não tinha conhecimento. O nível da administração com o qual é apropriado discutir as observações é aquele que está familiarizado com a área de controle interno relacionada e que tem autoridade para tomar as medidas corretivas para quaisquer deficiências de controle interno identificadas. Em algumas circunstâncias, pode não ser apropriado para o auditor discutir as suas constatações diretamente com a administração, por exemplo, se elas parecerem questionar a integridade ou competência da administração” (BRASIL, 2009, on-line).
BRASIL. Resolução CFC nº 1.210/09. Aprova a NBC TA 265 – Comunicação de Deficiências de Controle Interno. Conselho Federal de Contabilidade, Brasília, DF, 2009.
A respeito da NBC TA 265, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Um dos indicadores de deficiência do controle interno pode ser a evidência da incapacidade da administração de supervisionar a elaboração das demonstrações;
II. ( ) Um dos indicadores de deficiência significativa do controle interno pode ser a evidência de resposta eficaz a riscos significativos identificados, isto é, a presença de controle sobre esses riscos;
III. ( ) Dentre os indicadores de deficiência do controle interno está a reapresentação de demonstrações emitidas para refletir a correção de distorção causada por erro ou fraude;
IV. ( ) Dentre os indicadores de deficiência do controle interno está o de distorções encontradas durante o processo de auditoria, as quais não foram previstas ou encontradas e ajustadas pelos controles da empresa.Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Resposta Correta:
V, F, F, V.
You must be logged in to reply to this topic.