Análise de Resultados em Ambientes Digitais
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Em Marketing Digital, podemos trabalhar com uma metodologia conhecida como “8 Ps do Marketing Digital”. Os 8 Ps são Pesquisa; Planejamento; Produção; Publicação; Promoção; Propagação; Personalização; e Precisão. “Pesquisa” compreende o ato de colher, analisar e compreender as informações disponibilizadas pelo consumidor na internet. “Planejamento”, por sua vez, engloba uma elaboração minuciosa da estratégia adotada pela empresa e as ferramentas necessárias para a sua realização.
Com base nisso, associe os seguintes aspectos às suas características:
(1) Propagação.
(2) Promoção.
(3) Precisão.( ) Divulgação do conteúdo da empresa feita pelos consumidores; envolve a reputação da empresa perante seus clientes.
( ) Ato de promover ou divulgar os produtos e serviços criados pela empresa, nos canais de comunicação on-line .
( ) Refere-se às ferramentas de mensuração que buscam informações para análise e interpretação de dados, mais acertadamente possível.A partir das relações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta Correta:
1, 2, 3.
Economia em rede é um termo que se refere à ordem econômica vigente, na Era da Informação. Segundo White (2016, p. 108), “a rede vem transformando as indústrias existentes, ao mesmo tempo que também impulsiona a emergência de novas indústrias, em particular as que são mais baseadas em conhecimento ou que poderíamos denominar criativas”.
WHITE, A. Mídia digital e sociedade : transformando economia, política e práticas sociais. São Paulo: Saraiva, 2016.
A respeito da economia em rede, associe seus aspectos às suas características:
(1) Conectividade.
(2) Fonte aberta.
(3) Transparência.( ) Softwares de código aberto nos quais os direitos autorais permitem estudar e aprimorar, além de distribuir, o software gratuitamente.
( ) Honestidade corporativa quanto ao uso dos dados pessoais de seus usuários e consumidores.
( ) Desenvolvimento de projetos que envolvem inúmeras pessoas conectadas por meio da Internet e ferramentas tecnológicas como Google Drive.Resposta Correta:
2, 3, 1.
O CRM (gerenciamento do relacionamento com o cliente, em tradução livre do inglês) é uma metodologia que auxilia a empresa a alcançar bons resultados, pois permite compreender o cenário geral e os sentimentos dos consumidores em relação à marca e à experiência de compra e de uso dos produtos.
Sobre o CRM, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F
para a(s) Falsa(s).I. ( ) A customização e a personalização das experiências e interações dos clientes em um site é um exemplo de CRM.
II. ( ) A manutenção de telefonemas feitos entre clientes e representantes da marca é um exemplo de CRM.
III. ( ) O rastreamento das vendas não pode ser considerado um exemplo de CRM, pois envolve os clientes de forma indireta.
IV. ( ) A adequação da linguagem do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) ao perfil do cliente é um exemplo de CRM.Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta Correta:
V, V, F, V.
Leia o trecho e analise a imagem a seguir:
“O fenômeno pareceu ainda mais evidente para Anderson quando esses dados assumiram a forma de gráficos. Considerando o eixo ‘x’ para portfólio de produtos e ‘y’ para popularidade, a curva começava alta, mas logo descia e se convertia numa linha contínua […]”.
MORGADO, F. Entre a cauda longa e os blockbusters: transformações na gestão de programação das rádios musicais brasileiras. In: ENECULT, 12., 2016, Salvador. Anais […]. Salvador: [S.n.], 2016. p. 2.Nesse sentido, assinale a alternativa correta, que nomeia o conceito descrito:
Resposta Correta:
Cauda Longa.
Leia o trecho a seguir:
“As organizações utilizam a análise SWOT […] para descobrir quais pontos fortes e fracos precisam ser implantados ante ameaças e oportunidades, direcionando as estratégias de e-business e e-marketing. […] na sequência, os profissionais de marketing formulam uma estratégia e criam planos que ajudarão a empresa a atingir seus objetivos globais. A etapa final é determinar o sucesso das estratégias e planos por meio da avaliação dos resultados”.
STRAUSS, J.; FROST, R. E-marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012. p. 23.Considerando o apresentado, analise as afirmativas a seguir:
I. Indicadores de desempenho podem ser definidos como medidas específicas criadas para avaliar as operações de e-marketing e e-business de uma corporação.
II. A análise de dados em ambientes digitais contribui para o fortalecimento do valor da marca e da empresa como um todo.
III. O SEO é um conjunto de técnicas para a otimização de sites, que buscam alcançar bom rankeamento nas buscas do Google.
IV. O armazenamento de informações em nuvens digitais não é confiável, pois expõe as informações sigilosas a crimes cibernéticos.Está correto o que se afirma em:
Resposta Correta:
I, II e III, apenas.
De acordo com os autores Deitel, Deitel e Steinbuhler (2004, p. 200), “um dos principais métodos usados por anunciantes, comunidades e negócios on-line para manter o rastreamento do comportamento de seus visitantes é o emprego de dispositivos de rastreamento”. Os autores citam como exemplos de dispositivos de rastreamento os cookies, anúncios em banner por clique, entre outros.
DEITEL, H. M.; DEITEL, P. J.; STEINBUHLER, K. E-business e e-commerce para administradores . São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2004.A respeito de compras feitas virtualmente, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A análise de dados pode ser usada para aumentar a eficácia da campanha de marketing digital.
Pois:
II. A personalização da experiência de navegação e compra gera uma maior satisfação do consumidor.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Resposta Correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Leia o excerto a seguir:
“[…] a oferta de conveniência, personalização e excelentes serviços ao cliente desempenham um papel chave no sucesso e diferenciação de muitos negócios online”. O CRM “é focado no fornecimento e manutenção de serviços de qualidade aos clientes, pela comunicação e entrega de produtos e serviços, informações e soluções que abordem, de forma eficiente, problemas, desejos e necessidades do cliente”.
DEITEL, H. M.; DEITEL, P. J.; STEINBUHLER, K. E-business e e-commerce para administradores . São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2004. p. 199.Nesse sentido, assinale a alternativa que indica o que a sigla CRM significa:
Resposta Correta:
Gerenciamento do relacionamento com o cliente.
Leia o trecho a seguir:
“A transformação de indústrias existentes pode estar ligada diretamente à reorganização de operações de negócios […] Agora, a corporação moderna pode situar suas operações em diferentes partes da rede. Isso resultou em uma nova forma organizacional, à qual Castells se refere como o surgimento da ‘empresa em rede’. Esse tipo de empresa está situado em uma arquitetura econômica global muito mais complexa do que aquela que existia algumas décadas antes”.
WHITE, A. Mídia digital e sociedade : transformando economia, política e práticas sociais. São Paulo: Saraiva, 2016. p. 108.Neste sentido, assinale a alternativa que indica os quatro aspectos da economia em rede:
Resposta Correta:
Fonte aberta, conectividade, transparência e redução das barreiras à entrada.
Segundo Deitel, Deitel e Steinbuhler (2004, p. 199), o e-CRM (gerenciamento do relacionamento com o cliente) é “a aplicação do CRM a uma estratégia de e-business e inclui a personalização e customização das experiências e interações dos clientes com um site, call center ou qualquer outro método de contato com o e-business”.
DEITEL, H. M.; DEITEL, P. J.; STEINBUHLER, K. E-business e e-commerce para administradores. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2004.A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O e-CRM é fundamental para o sucesso de um e-business.
Porque:
II. No ambiente digital, o relacionamento entre a empresa e o consumidor é distante.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Resposta Correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Leia o excerto a seguir:
“Quando se fala especificamente em marketing digital, […] é preciso compreender que os clientes desejam cada vez mais ser ouvidos, ter envolvimento, respeito, interação, engajamento, e não apenas ‘comprar’ produtos. As companhias devem abrir espaço para uma ‘conversa’, um diálogo, uma relação social, e não apenas mercantil!”
TURCHI, S. R. Estratégias de marketing digital e e-commerce . 2. ed. São Paulo: Atlas, 2019. p. 75.Neste sentido, assinale a alternativa que indica dois fatores de impacto do marketing digital para os negócios:
Resposta Correta:
Formatos inovadores para a realização de negócios e diversificação de canais.
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