Projeto Integrador: Gestão de Projetos

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  • adm
    14/08/2023 às 5:34 pm

    “Segundo o Guia PMBOK®, consiste nos processos necessários para acompanhar, revisar e regular o progresso e o desempenho do projeto, identificar todas as áreas nas quais serão necessárias mudanças no plano e iniciar as mudanças correspondentes.”

    A continuidade dessas supervisões se torna vital para a saúde do projeto como um todo e sinaliza áreas que demandam maior atenção quanto às suas medidas corretivas, uma vez que se está totalmente atrelado a todos os grupos de processos.

    TRENTIM, M. H. Gerenciamento de projetos: guia para as certificações CAPM Resultado de imagem para símbolo de marca registrada e PMP Resultado de imagem para símbolo de marca registrada . São Paulo: Atlas, 2014. p. 50.

    Assinale a alternativa que corresponde ao processo do grupo de processos de monitoramento e controle.

    Realizar a análise quantitativa dos riscos.

    Resposta Correta:

    Controlar os custos.

    adm
    23/08/2023 às 6:12 pm

    No mundo empresarial em gestão de projetos, as certificações são extremamente valorizadas, principalmente a mais famosa delas, a certificação PMP.

    “A obtenção e manutenção deste certificado demonstram uma base sólida em todos os aspectos da gestão de projetos. O PMP certifica que a pessoa tem conhecimentos e experiência suficientes para aplicar adequadamente a metodologia certa”. Assim, as certificações vão ganhando grande destaque na carreira dos gestores de projetos.

    WARBURTON, R. Gestão de projetos. São Paulo: Saraiva, 2012. p. 205.

    Quando falamos em certificação PMP, qual das seguintes afirmações podemos considerar como correta?

    Resposta Correta:

    É voltada ao experiente gestor de projetos que busca se certificar com o intuito de ser reconhecido internacionalmente.

    adm
    23/08/2023 às 6:13 pm

    Os grupos de processos têm um sequenciamento bem delineado, com exceção do grupo de monitoramento e controle, que acompanha todo o projeto, não sendo subsequente aos demais. É possível também que, mesmo estando no processo de execução, por exemplo, algum processo necessite ser revisitado, e nesse quadrante são aplicadas métricas para se averiguar a necessidade, e havendo, realiza-se o plano de mudança para atendimento às novas demandas. Contudo, retroceder a algum processo do gerenciamento do projeto é permitido, porém, necessita ser ajustada tanto a documentação estabelecida, como também avaliados os impactos ocasionados por esse retrocesso. Caso não haja mudanças, a sequência permanece com o mesmo critério.

    Diante disso, ordene os grupos de processos em gerenciamento de projetos, na ordem em que são efetivados:

    ( ) Execução
    ( ) Iniciação
    ( ) Encerramento
    ( ) Planejamento

    Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

    Resposta Correta:

    3, 1, 4, 2.

    adm
    23/08/2023 às 6:14 pm

    Em projetos, as fases possuem distintas características, as quais promovem o comportamento gerencial de cada uma, pois pode haver projetos em que os três tipos de fases são empregadas. Dessa forma, a correta designação e compreensão de suas características são bem representativas em gerenciamento de projetos. O estudo dos tipos de fases oportuniza a representação gráfica do estágio de um projeto, dando visibilidade quanto às suas subsequentes atividades. Entendê-las, então, é o meio de interagirmos e organizarmos os distintos recursos dos projetos.

    Os tipos de relação entre as fases do projeto são:

    Relação sequencial
    Relação interativa
    Relação sobreposta
    Relação iterativa

    Agora, assinale a alternativa que traz a(s) afirmativa(s) correta(s).

    Resposta Correta:

    I, III e IV.

    adm
    23/08/2023 às 6:15 pm

    Projetos são conjuntos de atividades que podem ser subdivididas. Quando nos reportamos à metodologia ágil Scrum, essa subdivisão tem uma nomenclatura exclusiva. Essa terminologia é representada em ciclos e nela o “trabalho é priorizado a partir de uma lista de requisitos do cliente, chamada de estórias de usuário – sendo que o conceito de estórias é originário da metodologia de Extreme Programming. Por desenvolver a partir da priorização dos requisitos, garante-se que se trabalha no que tem maior prioridade e valor para o cliente”.

    De acordo com o que foi descrito, quando falamos em “fatiar” o projeto na metodologia ágil Scrum, nos referimos a:

    I. Agile.
    II. Fases.
    III. Sprint.
    IV. Processos.

    Agora, assinale a alternativa que traz a(s) afirmativa(s) correta(s).

    Resposta Correta:

    III, apenas.

    adm
    23/08/2023 às 6:15 pm

    “A fase inicial do ciclo de vida do projeto começa com o reconhecimento de uma necessidade, um problema ou uma oportunidade para o qual um projeto ou projetos são identificados”. Nesse quesito, é necessário estar atento às necessidades que se sobressaem ao nosso redor, fazendo delas oportunidades de projetos de sucesso, ou seja, transformando projetos em solucionadores de problemas. Dessa forma, estabelecer de forma clara as fases do ciclo de vida dos projetos é um ponto que requer atenção e destreza para alinhavar adequadamente as fases e suas subsequentes atividades.

    CLEMENTS, J. P.; GIDO, J. Gestão de projetos. Tradução da 5ª edição norte-americana. São Paulo: Cengage Learning, 2014. p. 51.

    Diante disso, entendemos que precisamos ter nítidos os conceitos e a evolução das fases de um projeto, das quais se solicita o adequado sequenciamento.

    Resposta Correta:

    Iniciação do projeto, planejamento, execução, monitoramento e controle do projeto e encerramento do projeto.

    adm
    23/08/2023 às 6:16 pm

    O gerente de projetos precisa entender as diferentes culturas organizacionais, pois elas interferem fortemente no projeto. Ele deve conhecer, inclusive, quem responde diretamente às deliberações do projeto e que autoridade esse recurso exerce e sua influência no sucesso do projeto. A estrutura organizacional projetizada é aquela em que o gestor de projetos tem mais autoridade, no entanto, o tempo disponível de papel do gerente e da equipe administrativa de gerenciamento de projetos são fatores críticos de sucesso. Dessa forma, vamos então entender como se comportam essas duas características na referida estrutura organizacional.

    PMI. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos: Guia PMBOK. 6. ed. Filadélfia/EUA: Project Management Institute, 2018.

    Quanto ao tempo disponível do papel do gerente de projetos e ao tempo de disponibilidade da equipe administrativa de gerenciamento de projetos, considere as alternativas a seguir.

    Tempo parcial e tempo integral, respectivamente.
    Tempo integral e tempo integral.
    Tempo misto e tempo integral, respectivamente.
    Tempo integral e tempo parcial, respectivamente.

    Agora, assinale a opção que traz a(s) alternativa(s) correta(s).

    Resposta Correta:

    II, apenas.

    adm
    23/08/2023 às 6:17 pm

    As estruturas organizacionais nos dizem muito a respeito das relações estabelecidas entre cliente, sponsor e gerente de projetos. Identificar essas relações é de grande valia quando se almeja clarificar processos, procedimentos, disponibilidades de recursos, autoridades do gestor de projetos, inclusive o seu tempo de participação nos projetos, bem como o controle do orçamento. Quanto maior a interação do gestor de projetos, nessas características, maior sua autonomia. Dessa forma, quando nos guiamos pela estrutura organizacional matriz forte, aspectos relevantes são apresentados.

    PMI. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos: Guia PMBOK. 6. ed. Filadélfia/EUA: Project Management Institute, 2018.

    A partir do estudo das estruturas organizacionais do PMI, avalie as proposições a seguir e a relação entre elas.

    No modelo organizacional matriz forte, observamos uma mudança substancial relacionada ao controle do orçamento do projeto.

    PORQUE

    É a partir da estrutura organizacional matriz forte que o gerente de projetos passa a realizar o controle integral do orçamento do projeto.

    A respeito dessas proposições, assinale a opção correta.

    Resposta Correta:

    As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.

    adm
    23/08/2023 às 6:17 pm

    Os gestores de projetos desempenham papéis de extrema relevância, entretanto, sozinhos, eles não realizam todas as atividades necessárias. Papéis como o do sponsor e o do cliente são complementares a essas atividades. Nesse sentido, todas as responsabilidades devem ser claras e estabelecidas desde o início do projeto, para que a comunicação se torne efetiva. Além das habilidades técnicas, o gestor de projetos precisa desenvolver habilidades pessoais, as quais, inclusive, norteiam o clima do projeto, o que favorece a todos os stakeholders.

    Com base nessas inferências, podemos considerar as seguintes habilidades pessoais, próprias do gestor de projetos:

    A empatia, que permite ao gestor de projetos se colocar no lugar de sua equipe.
    O engajamento, pelo qual o gestor de projetos faz a equipe observar o valor agregado de suas atribuições e se dispor a fazê-las da melhor forma possível.
    Os conhecimentos em grupos de processos, com os quais o gestor de projetos faz a correta interligação nos projetos.
    A liderança, pela qual orienta a equipe e a mantém no trilho certo.

    Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.

    Resposta Correta:

    I, II, IV.

    adm
    23/08/2023 às 6:18 pm

    A análise do ambiente em que o projeto será inserido se torna providencial devido às influências emergidas nesse cenário. Nesse quesito, o diagnóstico organizacional balizará as plataformas de interações entre os stakeholders, as políticas e os métodos estabelecidos. Assim, o fator ambiental que afeta significativamente os projetos é a sua estrutura organizacional. Ela está intimamente relacionada à autoridade do gerente de projetos, à disponibilidade de recursos, ao controle do orçamento, à participação do gerente de projetos e à equipe administrativa de gerenciamento de projetos.

    PMI. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos: Guia PMBOK. 6. ed. Filadélfia/EUA: Project Management Institute, 2018.

    A seguir, apresentamos os tipos de estruturas organizacionais nas quais os projetos podem estar inseridos.

    I. Estrutura organizacional funcional
    II. Estrutura organizacional matricial fraca
    III. Estrutura organizacional matricial balanceada
    IV. Estrutura organizacional matricial forte
    V. Estrutura organizacional projetizada

    Correlacione as estruturas especificadas acima com as suas respectivas características.

    ( ) O controle do orçamento é misto e a autoridade do gerente de projetos vai de baixa a limitada.
    ( ) Quem controla o orçamento do projeto é o gerente de projetos, cuja autoridade é alta.
    ( ) Quem controla o orçamento do projeto é o gerente funcional e a autoridade do gerente de projetos é pouca ou nenhuma.
    ( ) O controle do orçamento é do gerente funcional e a autoridade do gerente de projetos é limitada.
    ( ) O controle do orçamento é responsabilidade do gestor de projetos e a autoridade do gerente de projetos é de moderada a alta.

    Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

    Resposta Correta:

    III, V, I, II, IV.