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  • adm
    09/10/2023 às 4:31 pm

    Leia o trecho a seguir.

    “Sutherland (considerado por muitos como um dos pais da computação gráfica) também desenvolveu um algoritmo para clipping de polígonos. Porém, desta vez, seu parceiro foi Hodgman: os dois desenvolveram um algoritmo que se divide em quatro passos. Em cada passo, efetua-se o recorte de um lado da janela de visualização, de modo que, ao terminar de executar estes passos, apenas as fatias visíveis dos polígonos são exibidas. Para isto, alguns testes devem ser feitos considerando os vértices dos polígonos e o contorno da janela de recorte”.

    ARAÚJO, A. F. Pipeline de visualização gráfica. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) (Ciência da Computação) – Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2007. p. 40.

    Com base no apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

    I. No algoritmo de Sutherland‐Hodgman, é realizado o processamento do limite do polígono em cada canto ou borda da janela.

    PORQUE:

    II. Podemos sintetizar o funcionamento do algoritmo de Sutherland‐Hodgman ao iniciar uma lista de entrada de todos os vértices do polígono sujeito, onde um lado do polígono é estendido infinitamente em ambas as direções e o caminho do polígono sujeito é atravessado.

    A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

    Resposta Correta:
    As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

    adm
    09/10/2023 às 4:32 pm

    Leia o trecho a seguir.

    “Grandes volumes de dados tridimensionais podem ser obtidos por fontes como: dispositivos de captura (tomografia computadorizada ou ressonância magnética); simulações (elementos finitos, diferenças finitas); satélites de observação da Terra; bóias no oceano; ou técnicas de modelagem”.

    COX, G. M. C. A. Implementação de visualização de dados tridimensionais de malhas irregulares no processador Cell Broadband Engine. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Computação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. p. 20.

    Considerando as informações do texto, é correto afirmar que a modelagem baseada em imagem refere-se:

    Resposta Correta:

    Ao processo de usar imagens bidimensionais para a criação de modelos tridimensionais.

    adm
    09/10/2023 às 4:32 pm

    Leia o trecho a seguir.

    “A renderização de volume direta tornou-se uma técnica popular para a visualização volumétrica dos dados extraídos de fontes como simulações científicas, funções analíticas, scanners médicos, entre outras. Os algoritmos de renderização de volume, como o ray casting, produzem imagens de alta qualidade, sendo o seu uso, contudo, limitado devido à alta demanda de processamento computacional e ao alto uso de memória”.

    COX, G. M. C. A. Implementação de visualização de dados tridimensionais de malhas irregulares no processador Cell Broadband Engine. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Computação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. p. 7.

    Considerando as informações do texto, é correto afirmar que, com a utilização do ray casting:

    Resposta Correta:

    os raios são lançados no conjunto de dados.

    adm
    09/10/2023 às 4:37 pm

    Leia o trecho a seguir.

    “O algoritmo Liang-Barsky calcula, para cada linha, os valores dos parâmetros que definem qual parte está dentro da janela de clipping. Enquanto o algoritmo Cohen-Sutherland executa subdivisões para encontrar as interseções, Liang e Barsky preferem a técnica de refinamento. A técnica de refinamento consiste em representar a reta na forma paramétrica. Ela consegue ser mais eficiente do que o algoritmo anterior, porque evita os cálculos de interseções que não são necessários”.

    ARAÚJO, A. F. Pipeline de visualização gráfica. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) (Ciência da Computação) – Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2007. p. 37.

    Com base no apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

    I. Liang-Barsky é um algoritmo de recorte de linha.

    PORQUE:

    II. Este algoritmo é mais eficiente do que o algoritmo de recorte de linha Cohen-Sutherland, podendo ser estendido para o recorte tridimensional. Além disso, ele também é considerado o algoritmo de recorte de linha paramétrico mais rápido.

    A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

    Resposta Correta:

    As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

    adm
    09/10/2023 às 4:39 pm

    Leia o excerto a seguir.

    “Ao considerar os aspectos de modelagem, a obtenção de realismo mostra-se bastante difícil quando se pretende, através de técnicas tradicionais de modelagem, modelar objetos cujas formas não são bem definidas. Dentre alguns exemplos destes tipos de objetos, podem-se citar fogo, fumaça, nuvens, água etc. Um sistema de partículas pode ser visto como um conjunto de partículas que evoluem ao longo do tempo. Os procedimentos envolvidos na animação de um sistema de partículas são bastante simples. Basicamente, a cada instante de tempo, novas partículas são geradas, os atributos das partículas antigas são alterados, ou estas partículas podem ser extintas de acordo com certas regras pré-definidas”.

    STEIGLEDER, M. Integração de sistemas de partículas com detecção de colisões em ambientes de Ray Tracing. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1997. p. 94.

    Com base no excerto apresentado, avalie as afirmações a seguir.

    I. As partículas são imagens ou malhas pequenas que são exibidas e movidas em grande número por um sistema de partículas.

    II. Um sistema de partículas é usado para descrever as técnicas de modelagem, renderização e animação de objetos dinâmicos.

    III. Os sistemas de partículas são uma técnica gráfica que simula os efeitos físicos complexos.

    IV. Os efeitos do sistema de partículas são comuns em filmes e videogames.

    É correto o que se afirma em:

    Resposta Correta:

    I, II, III e IV.

    adm
    09/10/2023 às 4:40 pm

    Leia o trecho a seguir.

    “As projeções ortográficas apresentam o plano de projeção paralelo aos planos cartesianos (XY, XZ, YZ). Em objetos cujas faces são ortogonais entre si, a aplicação de uma projeção ortográfica esconde uma das faces (…) As projeções paralelas ortográficas axonométricas têm a direção de projeção normal ao plano de projeção não coincidente com a direção de um dos eixos principais”.

    PENNA, S. S. Pós-processador para modelos bidimensionais não-lineares do método dos elementos finitos. Dissertação (Mestrado em Engenharia de estruturas Método dos elementos finitos) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007. p. 46.

    Na projeção ortográfica, a direção de projeção é normal à projeção do plano. Desse modo, selecione a alternativa que contém os três tipos de projeções ortográficas.

    Resposta Correta:

    Projeções frontal, superior e lateral.

    adm
    09/10/2023 às 4:40 pm

    Leia o trecho a seguir.

    “Na maioria das técnicas de apresentação volumétrica, as equações de iluminação adotadas são as de Gouraud e Phong, sendo que os modelos mais completos e complexos, como o de Cook e Torrance, podem ser utilizados. Normalmente, em visualização científica, a componente de iluminação especular é desprezada. Esta simplificação, apesar de diminuir o realismo da cena, é normalmente adotada por questões de desempenho”.

    LEITÃO, R. B. V et al. Um algoritmo rápido para iluminação volumétrica. In: Conference on Graphics, Patterns and Images, 1996. Anais eletrônicos […] São Paulo: USP, 1996. p.10.

    Com base no apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

    I. O modelo de iluminação de Phong é um tipo específico de técnica de sombreamento em computação gráfica 3D, a qual é útil para suavizar as formas de várias superfícies e para criar imagens modeladas por computador mais sofisticadas.

    PORQUE:

    II. A técnica de sombreamento Phong, como o processo de computar a iluminação a partir da totalidade (soma) de todos os vértices, resulta em superfícies com contornos fechados delimitados por arestas (retas).

    A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

    Resposta Correta:

    A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

    adm
    09/10/2023 às 4:41 pm

    Leia o excerto a seguir.

    “Na perspectiva cavaleira, os raios visuais são paralelos entre si, mas oblíquos ao plano de projeção. Isso produz uma representação perspectiva na qual a superfície frontal é mostrada em verdadeira grandeza. Na perspectiva cônica, os raios visuais estendem-se de todos os pontos do objeto até o olho do observador, formando um cone de raios”.

    SCHEIDT, J. A. Um ambiente virtual de ensino-aprendizagem para o desenho técnico. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004. p. 95.

    Com base no excerto apresentado, avalie as afirmações a seguir.

    I. Na projeção oblíqua, a direção de projeção não é normal à projeção do plano.

    II. A projeção Cavalier realiza um ângulo de 90° com o plano de projeção.

    III. A projeção de uma linha perpendicular ao plano de visão possui o dobro do comprimento que a própria linha na projeção Cavalier.

    IV. A projeção Cabinet realiza um ângulo de 180° com o plano de projeção.

    É correto o que se afirma em:

    Resposta Correta:

    I, apenas.

    adm
    09/10/2023 às 4:41 pm

    Leia o trecho a seguir.

    “Cohen e Sutherland desenvolveram um método rápido para efetuar o recorte de linhas tomando uma janela de clipping retangular. O algoritmo que recebeu o nome dos autores, tornou-se um dos mais populares e utilizou-se de cálculos matemáticos para obter os pontos finais visíveis da linha que se deseja traçar”.

    ARAÚJO, A. F. Pipeline de visualização gráfica. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) (Ciência da Computação) – Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2007. p. 36.

    Com base no apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

    I. Cohen-Sutherland é um algoritmo de recorte de linha que corta as linhas em porções, as quais estão dentro de uma área retangular.

    PORQUE:

    II. O algoritmo divide um espaço tridimensional em 5 regiões (duas regiões externas e três regiões internas).

    A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

    Resposta Correta:

    A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

    18/06/2025 às 10:03 pm

    1) Os sistemas de numeração podem utilizar de diferentes representações de acordo com a base utilizada, como a binária com base 2, permitindo também que operações como soma, subtração, multiplicação e divisão, dentre outras, possam ser aplicadas.

    Considere os seguintes números que estão representados pelo sistema de numeração binário:
    X = 111011111011
    Y = 110011001100
    O valor em hexadecimal que corresponde a soma (X+Y) e subtração (X-Y) destes números são, respectivamente? Assinale a alternativa correta:

    1BC8, 230

    1400, 200

    1BC6, 22E

    1BC7, 22F Resposta correta. A soma de X+Y corresponde a:
    111011111011
    +110011001100
    ———————-
    1101111000111
    que corresponde a: 1BC7
    A subtração de X-Y corresponde a:
    111011111011
    – 110011001100
    ———————-
    1000101111
    que corresponde a 22F

    1AC7, 22C

    18/06/2025 às 10:05 pm

    Os diferentes sistemas de numeração, como decimal, binário, octal e hexadecimal podem ser utilizados para diversas aplicações, incluindo em sistemas computacionais, e podem ter números equivalentes, sendo possível então, a conversão de um sistema para outro.

    Assinale a alternativa correta para a conversão do número binário 10110010, em valores octal, decimal e hexadecimal, respectivamente:

    263, 179, B3

    262, 177, B1

    262, 178, B2 Resposta correta. Convertendo o número 10110010 para decimal, basta multiplicarmos pelas potências de 2: 1*2^7 + 1*2^5 + 1*2^4 + 1*2^1, resultando no valor 178. Convertendo este valor para octal, dividindo por 8:
    178/8 = 22, resta 2
    22/8 = 2, resta 6
    Número octal = 262
    E convertendo o número binário para hexadecimal, temos 1011 = B e 0010 = 2, resultando em B2.

    261, 177, B1

    178, 262, B2

    18/06/2025 às 10:21 pm

    3) O sistema de numeração binário permite operações aritméticas como adição, subtração, multiplicação e divisão.

    A seguir, temos 4 números na representação binária.

    11110000
    10101000
    10000001
    10011001

    Qual o número decimal corresponde ao somatório dos quatro números binários mencionados? Assinale a alternativa correta:

    580

    820

    680

    810

    690 Resposta Correta

    4) Os sistemas de numeração são utilizados em diferentes aplicações, em especial no processamento de dados pelos computadores, que adotam o sistema binário com base 2. Estes sistemas de numeração permitem que haja uma conversão entre as diferentes representações, como um número binário sendo convertido para um número hexadecimal.

    O valor na representação binária e hexadecimal correspondente ao número na representação octal 2675 é respectivamente:

    010110110101 e 5B5

    010110111101 e 5BD Resposta correta. Separando o número em octal 2675, temos: 2 = 010, 6 = 110, 7 = 111 e 5 = 101, resultando no número binário 010110111101. Convertendo este número para hexadecimal, devemos utilizar grupos de quatro bits, logo: 0101 = 5, 1011 = B, 1101 = D, resultando no número hexadecimal 5BD.

    011110111101 e 7BD

    010110111110 e 5BE

    010111111101 e 5FD

    5) O sistema de numeração hexadecimal, ou base 16, é utilizado, por exemplo, para representar codificações como ASCII e endereçamentos como o IPV6, tendo os caracteres A, B, C, D, E e F presentes.

    O número ABA, em base hexadecimal, pode ser representado em decimal como? Assinale a alternativa correta:

    2.778

    1.746

    746

    2.746 Resposta correta. Para converter em decimal, deve-se utilizar os múltiplos de 16.
    A => 10*16^0 = 10*1 = 10
    B => 11*16^1= 11*16 = 176
    A => 10*16^2 = 10*256 = 2.560
    ABA => 10 + 176 + 2.560 = 2.746

    2.762

    6) Os computadores realizam o processamento de dados com o uso do sistema de numeração binário, que pode ser convertido para outros sistemas como decimal, que representa a base 10, binário, utilizado com base 2 , octal, que utiliza a base 8 e a hexadecimal, que representa a base 16.

    Considerando as informações, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a(s) verdadeira(s) e (F) para a(s) falsa(s):

    I.( ) o valor em decimal do número hexadecimal B é 11.
    II.( ) o valor em binário do número hexadecimal FE é 11111110.
    III.( ) o valor em decimal correspondente ao valor binário 1111 é 16.
    IV.( ) o sistema de numeração hexadecimal considera os dígitos A, B, C, D, E, F e G na numeração.

    A partir das associações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

    V, F, V, V

    V, V, F, F Resposta correta. A afirmativa I é verdadeira, pois o valor em decimal do número hexadecimal B é 11. A afirmativa II é verdadeira, pois convertendo o valor hexadecimal FE para binário, temos o número 11111110. A afirmativa III é falsa, pois o valor em decimal do número binário 1111 é 15. A afirmativa IV é falsa, pois o dígito G não existe na representação hexadecimal.

    V, V, V, F

    V, F, F, F

    F, V, F, F

    7) Os sistemas de numeração permitem a conversão entre as diferentes representações, apresentando uma equivalência entre os números de diferentes sistemas. Os números hexadecimais podem ser convertidos para números binários, ocupando uma quantidade de bits de acordo com o tamanho do número.

    Considerando uma palavra de memória de 14 bits, qual o maior valor na notação hexadecimal que será possível obter? Assinale a alternativa correta:

    3999

    3FFF Resposta correta. Com 14 bits, teremos o número binário 11 1111 1111 1111, que equivale em hexadecimal a 3FFF.

    3000

    4FFF

    3EFF

    8) Independente do sistema de numeração utilizado, os números podem ser utilizados com operações aritméticas como adição, subtração, multiplicação e divisão. Os resultados obtidos destas operações podem ser representados em diferentes sistemas de numeração de forma equivalente, por exemplo, a soma de números binários terá um resultado em representação binária equivalente a soma dos mesmos números na representação decimal.

    Considerando o número decimal 9, o resultado no sistema de numeração binário, quando multiplicado pelo número hexadecimal 1FE é? Assinale a alternativa correta:

    0001000111101001

    0001001011101100

    0001000111101111

    0001000111101110 Resposta correta. Multiplicando o valor 9 em decimal (que é o mesmo em hexadecimal) pelo valor em hexadecimal 1FE (em decimal, 510), temos o resultado 11EE em hexadecimal. Convertendo este resultado para o sistema binário, temos: 0001000111101110.

    0010000111111110

    9) O sistema de numeração binário, ou base 2, é utilizado como sistema de numeração por computadores. Este sistema é baseado em dois números, 0 e 1.

    Assinale a alternativa correta para a representação em base binária do número 2019 que está em base decimal:

    1010101010

    11111100011 Resposta correta. A transformação do sistema decimal para binário é baseado nos restos e quociente de divisão por 2:
    2019/2 = 1009, resta 1
    1009/2 = 504, resta 1
    504/2 = 252, resta 0
    252/2 = 126, resta 0
    126/2 = 63, resta 0
    63/2 = 31, resta 1
    31/2 = 15, resta 1
    15/2 = 7, resta 1
    7/2 = 3, resta 1
    3/2 = 1, resta 1
    Resposta = 11111100011

    11110000

    11111100010

    11100011100

    10) Os números hexadecimais possuem 16 dígitos (símbolos) e podem ser convertidos para outros sistemas de numeração, como o decimal. Para estes 16 símbolos, são adotados, além de números de 0 à 9, as letras A, B, C, D, E e F, sendo que cada letra tem uma correspondente nos outros sistemas de numeração.

    Se dividirmos o número decimal 512 pelo número hexadecimal 10, teremos como resultado de menor ordem qual número? Assinale a alternativa correta:

    52

    30

    51,2

    20

    32 Resposta correta. A menor ordem é a base 10, ou seja, decimal. Dividindo o número decimal 512, pelo número decimal 16 (hexadecimal 10), teremos o valor em decimal 32.