Comunicação
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A noção de tópico discursivo começa a despontar, nas pesquisas do Grupo de Organização Textual-Interativa do PGPF, no seu primeiro estudo, sobre Aspectos do processamento do fluxo de informação no discurso oral dialogado (Koch et al. 1990). Nele, há referência a uma unidade discursiva, que compreende um fragmento textual caracterizado pela centração em um determinado tema, com extensões variadas, “que vão desde o âmbito do enunciado, correspondendo aproximadamente ao conceito de período, do ponto de vista sintático, até um âmbito mais abrangente envolvendo porções maiores do texto” (p. 146).
Fonte: JUBRAN, C. C. A. S. Revisitando a noção de tópico discursiva.Os traços de centração referentes ao tópico discursivo são:
Resposta Correta:
concernência, pontualização e relevância.
“O que se pode verificar, a partir da retrospectiva[…], é que, desde o seu aparecimento até hoje, a Linguística textual percorreu um longo caminho, ampliando a cada passo seu espectro de preocupações. De uma simples análise transfrástica, logo acompanhada das tentativas de elaboração de gramáticas textuais, passou a ter como centro de preocupação não apenas o texto em si, mas também todo o contexto – no sentido mais amplo do termo (situacional, sociocognitivo e cultural) – e a interferência deste na constituição, no funcionamento e, de modo especial, no processamento estratégico-interacional dos textos, vistos como a forma básica de interação por meio da linguagem.” (KOCH, 1997, p.75)
O texto base apresentado relata o momento de transição entre:
Resposta Correta:
A Fase Transfrástica e a Gramática Textual.
“O […] [é] uma manifestação verbal constituída de elementos linguísticos selecionados e ordenados pelos coenunciadores, durante a atividade verbal, de modo a permitir-lhes, na interação, não apenas a depreensão de conteúdos semânticos, em decorrência da ativação de processos e estratégias de ordem cognitiva, como também a interação (ou atuação) de acordo com práticas socioculturais.” (KOCH, 2011, p.27) Fonte: KOCH, Ingedore Villaça. O texto e a construção dos sentidos. 10 ed. São Paulo: Contexto, 2011.
A definição acima diz respeito ao conceito de:
Resposta Correta:
Texto.
“Com o advento da internet, de seus gêneros digitais e do hipertexto, observa-se uma mudança não só na forma e no espaço da escrita, como também na leitura. O hipertexto, produzido coletivamente pelos usuários da internet, modifica a relação leitor-escritor, tornando imprecisa a fronteira que os separava, uma vez que, agora, o “leitor-navegador não é um mero consumidor passivo, mas um produtor do texto que está lendo, um coautor ativo, capaz de ligar os diferentes materiais disponíveis, escolhendo seu próprio itinerário de navegação”. […] Com o texto digital, escrita e leitura se estruturam hipertextualmente, através dos nós e dos links, em um novo suporte: a tela do computador. A partir de agora, o leitor pode escolher o melhor caminho da leitura e o conteúdo a ser lido, explorando o espaço virtual de acordo com seus interesses e suas necessidades e construindo seu conhecimento com base nas escolhas que vai realizando. Agora, “a partir do hipertexto, toda leitura é uma escrita potencial”.”
MAGNABOSCO, GG. Hipertexto e gêneros digitais: modificações no ler e escrever? Conjectura, v. 14, n. 2, maio/ago. 2009.A partir da leitura do texto e dos seus conhecimentos, analise as afirmações a seguir.
I. A internet trouxe diversas mudanças na forma como nos comunicamos, porém não trouxe mudanças na forma como lidamos com os textos, afinal a distância entre leitor e autor ainda é longa, mostrando a superioridade do autor.
II. Com a internet, houve a modificação da relação entre autor e leitor, pois com os hipertextos, caracterizados pelos nós e links disponíveis, o leitor pode escolher o seu caminho de leitura, podendo ser o esperado pelo autor ou não.
III. Leitores, após a surgimento da internet e dos hipertextos, não são meros consumidores passivos de textos, mas podem também se tornarem autores de textos construídos coletivamente, como no caso dos textos produzidos para o site Wikipédia.É correto o que se afirma em:
II e III, apenas.
As formas de interação na sociedade sempre foram realizadas por meio de linguagens diferentes e associadas. Como destaca Dionísio (2005), nas práticas comunicativas verbais orais ou escritas, dificilmente se usa apenas um modo de representação. Às palavras integram-se os gestos, as entonações, as imagens, as animações, as tipografias. A esses elementos podemos acrescentar outros, como cor, textura, tamanho da letra, layout, que podem ser de extrema relevância para se processar o sentido dos textos. Às produções textuais constituídas por diversos tipos e modos representacionais, ou seja, por elementos linguísticos e não linguísticos, tem se atribuído o nome de multimodais. As ações multimodais não constituem uma novidade; na verdade, elas são inerentes às práticas comunicativas. No entanto, o termo multimodalidade é relativamente atual.
Fonte: CARMELINO, A. C.; LINS, M. da P. P. A multimodalidade sob o viés textual: análise de um gênero.Analise os itens a seguir:
I. Os textos multimodais extrapolaram os limites dos ambientes digitais e invadiram também os impressos (jornais, revistas, livros didáticos).
II. Textos multimodais são produções textuais constituídas por diversos tipos de linguagem.
III. Os textos multimodais consideram não apenas os novos contornos da linguagem verbal, mas, especificamente, do uso da língua escrita.
IV. A multimodalidade apresenta-se como traço constitutivo do texto.Sobre os textos multimodais e a multimodalidade, é correto o que se afirma em:
Resposta Correta:
I, II, III e IV.
O texto é, pois, a materialização máxima da língua. Na comunicação, o todo significativo pode ser verbal e não verbal. Nas palavras de Koch (2014), a Linguística Textual trata o texto como um ato de comunicação unificado num complexo universo de ações humanas. Com isso, a teoria do texto está permeada por um viés interdisciplinar, visto que lança olhares para uma gama de fatores linguísticos, como o pragmático, o semântico, o lexical, o gramatical, ou seja, fatores que complementam a estrutura e funcionalidade do objeto de estudo dessa corrente linguística.
Fonte: ROCHA, M. S. da; SILVA, M. M. de P. A linguística textual e a construção do texto: um estudo sobre os fatores de textualidade.Considerando a Teoria do Texto, é correto afirmar que:
Resposta Correta:
O texto é essencial para uma atividade complexa, com instrumentos de realização de intenções comunicativas e sociais o falante.
A referenciação é uma atividade discursiva, na qual o processamento do discurso é realizado por sujeitos ativos. Assim, há, por parte dos interlocutores, a realização de escolhas significativas entre as múltiplas possibilidades que a língua oferece. Esse processo diz respeito às operações efetuadas pelos sujeitos à medida que o discurso se desenvolve.
E, dessa forma, o sujeito, na interação, “opera sobre o material linguístico que tem à sua disposição, operando escolhas significativas para representar estados de coisas, com vistas à concretização do seu projeto de dizer”(KOCH, 2005, p. 34).Fonte: Adaptado de LEITE, M. A.; MARTINS, R. Referenciação.Com base na Linguística Textual, entende-se por referenciação:
Resposta Correta:
A referenciação pode ser entendida como o conjunto de operações dinâmicas, sócio cognitivamente motivadas, efetuadas pelos sujeitos à medida que o discurso se desenvolve, com o intuito de elaborar as experiências vividas e percebidas, a partir da construção compartilhada dos objetos de discurso que garantirão a construção de sentido.
“Na era do impresso, reservou-se a palavra texto principalmente para referir os textos escritos, impressos ou não; na vida contemporânea, em que os escritos e falas se misturam com imagens estáticas […] e em movimento […] e com sons […], a palavra texto se estendeu a esses enunciados híbridos de “novo” tipo, de tal modo que hoje falamos também em textos orais e em textos multimodais […] As mudanças relativas aos meios de comunicação e à circulação da informação, o surgimento e ampliação contínuos de acesso às tecnologias digitais da comunicação e da informação provocaram a intensificação vertiginosa e a diversificação da circulação da informação nos meios de comunicação analógicos e digitais, que, por isso mesmo, distanciam-se hoje dos meios impressos, […] implicando […] mudanças significativas nas maneiras de ler, de produzir e de fazer circular textos nas sociedades.”
ROJO, Roxane. Textos multimodais. In: Dicionário Ceale.A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos, analise as afirmações a seguir.
I. A partir do surgimento das novas tecnologias, principalmente aquelas que possuem a tela como suporte, novos tipos de textos passaram a fazer parte da sociedade. Esses textos que mesclam imagens, vídeos e textos são conhecidos como multimodais.
II. Apesar das imagens estarem presentes no nosso dia-a-dia, não há a necessidade de aprender a analisá-las e, por isso, não há necessidade de abordar esse tipo de texto na escola, afinal não são textos multimodais.
III. Antigamente, a expressão “texto” era destinada apenas aos textos escritos, porém, com os estudos na área da Linguística Textual, o termo passou a ser usado também para textos orais e textos multimodais.É correto o que se afirma em:
Resposta Correta:
I e III, apenas.
(…) a linguagem é o meio pelo qual o ser humano interage com o outro. E
nesse processo comunicativo o homem não só expressa sua opinião, mas busca persuadir o outro por meio de argumentos convincentes. Para isso, o r utiliza vários recursos, dentre eles, os articuladores linguísticos denominados, ainda, como operadores de discurso. Muito embora, esses articuladores sejam apenas um dos recursos argumentativos do texto, conhecê-los e empregá-los adequadamente se torna um recurso imprescindível. Eles contêm pistas que indicam o caminho a ser percorrido pelo leitor, bem como revelam a intencionalidade do r.
Fonte: RODRIGUES, E. C. et al. Articuladores textuais como estratégia argumentativa na construção do gênero discursivo.Sobre os articuladores textuais, é correto o que se afirma em:
Resposta Correta:
Os articuladores textuais são responsáveis pelo processo de concatenação dos componentes semântico textuais no e colaboradores na identificação do texto como um todo significativo.
Como as atividades humanas, cognitivas e linguísticas estruturam e dão sentido ao mundo?
Koch e Marcuschi (1998; 2002), seguindo Mondada e Dubois (2003), postulam uma visão processual em relação à significação, considerando que a discursivização do mundo por meio da linguagem consiste num processo de (re)construção do próprio real.
Há uma concepção de linguagem como atividade sociocognitiva, em que a interação e a cultura interferem na determinação referencial, isto é, considera os referentes como objeto do discurso.Fonte: Adaptado de LEITE, M. A.; MARTINS, R. Referenciação.Em relação a significação, analise os conceitos:
I. o referente está diretamente ligado à significação linguística, e representa a realidade extra linguisticamente.
II. o referente é compreendido na dimensão da percepção/cognição que organiza o pensamento após a estruturação da linguagem.
III. a referenciação é a construção de objetos cognitivos e discursivos na intersubjetividade das negociações, das modificações, nas ratificações de concepções individuais e públicas do mundo.
IV. a referência é a relação intersubjetiva e social no seio da qual as versões do mundo são implicitamente elaboradas.
V. a referência é resultante da ação de representar entidades que são vistas como objetos-de-discurso.Estão corretos os conceitos que se apresentam em:
Resposta Correta:
I, III e V.
Marcuschi começa afirmando que embora os gêneros digitais fossem variados, “a maioria deles tem similares em outros ambientes, tanto na oralidade como na escrita” (MARCUSCHI, 2004:13). A perspectiva da “transmutação” ou da “genealogia” iluminava a reflexão de Marcuschi sobre o tema. Com base nesse pressuposto, ele fazia um esforço de categorização e descrição dos novos gêneros, sem abandonar balizas explicitamente ligadas a gêneros impressos.
Fonte: RIBEIRO, A. E. et al. Linguagem, tecnologia, gêneros textuais e ensino: dez anos de diálogo com Luiz Antônio Marcuschi.Analise os itens:
I- São considerados gêneros emergentes: Videoconferência, email e salas de bate-papo na internet.
II- Gêneros existentes podem ser caracterizados como aulas presenciais e conversações.
III- As aulas virtuais também são consideradas gênero textual emergente.É correto o que se afirma em:
Resposta Correta:
I, II e III.
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