Comunicação
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Ao apreender o texto por meio da abordagem cognitivista, passamos a considerar vários aspectos que o circunda, dentre eles o processamento textual, o qual está diretamente relacionado com a eficiente interpretação de textos. Para compreendermos isto, Elias & Koch (2007) afirmam que o processamento textual se realiza por meio de estratégias que mobilizam vários tipos de conhecimentos contidos na memória. As autoras ainda asseveram que, para entendermos como ocorre o processamento textual, basta pensar que, na leitura de um texto, fazemos pequenos cortes que funcionam como entradas, a partir dos quais elaboramos hipóteses de interpretação.
Fonte: DIKSON, D.; ROCHA, M. B. da. A linguística do texto e o processamento textual de tirinhas do ENEM.Analise os itens a seguir:
I. O conhecimento interacional brange os conhecimentos ilocucional, comunicacional, metacomunicativo e superestrutural, e tem seu sentido construído nas formas de interação por meio da linguagem.
II. O conhecimento linguístico permite compreendermos a organização textual do material linguístico na superfície textual, o uso dos meios coesivos, a seleção lexical adequada ao tema etc.
III. O conhecimento enciclopédico trata da bagagem que adquirimos na vida, que nos permite fazer um resgate na memória para reconhecer e compreender o que se passa no momento da leitura de qualquer que seja o texto.É correto o que se afirma em:
Resposta Correta:
I, II e III.
Definindo as estratégias metadiscursivas como “aquelas que tomam por objeto o próprio ato de dizer”, por meio das quais “o locutor avalia, corrige, ajusta, comenta a forma do dizer; ou, então, reflete sobre sua enunciação, expressando a sua posição, o grau de adesão, de reconhecimento, atenuações, juízos de valor etc., tanto em relação àquilo que está a dizer, como em relação a outros “ditos” (KOCH, p. 120), a autora propõe, no interior da Linguística Textual, um tipologização diferente para as estratégias metadiscursivas (…).
Fonte: LIMA, F. F. Metadiscursividade e persuasão em entrevistas com candidatos à Prefeitura de São Paulo.Resposta Correta:
Estratégias metaformulativas, metapragmáticas e metaenunciativas.
Ao apreender o texto por meio da abordagem cognitivista, passamos a considerar vários aspectos que o circunda, dentre eles o processamento textual, o qual está diretamente relacionado com a eficiente interpretação de textos. Para compreendermos isto, Elias & Koch […] afirmam que o processamento textual se realiza por meio de estratégias que mobilizam vários tipos de conhecimentos contidos na memória. As autoras ainda asseveram que, para entendermos como ocorre o processamento textual, basta pensar que, na leitura de um texto, fazemos pequenos cortes que funcionam como entradas, a partir dos quais elaboramos hipóteses de interpretação.” (DIKSON;ROCHA, 2015, p.5)
Fonte: Dikson D; Rocha MB. A Linguistica de texto e o processamento textual de tirinhas no Enem. Linguasagem, São Carlos, v. 24 (1): 2015.A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos, analise as afirmações a seguir.
I. Processamento textual e interpretação de texto são conceitos relacionados, pois para ocorrer uma interpretação de texto correta é necessário um processamento textual também adequado.
II. Para ocorrer um processamento textual eficiente, são mobilizados somente os conhecimentos linguísticos.
III. Um processamento textual eficiente ocorre quando há mobilização dos conhecimentos linguísticos, enciclopédicos e interacionais.Assinale a alternativa com as afirmações corretas.
Resposta Correta:
I e III, apenas.
A coerência está diretamente ligada a possibilidade de se estabelecer um sentido para o texto, ou seja, ela é o que faz com que o texto faça sentido para os usuários, devendo, portanto, ser entendida como um princípio de interpretatividade, ligada à inteligibilidade do texto numa situação de comunicação e à capacidade que o receptor tem para calcular o sentido de um texto. Este sentido, evidentemente, deve ser do todo, pois a coerência é global.
Fonte: KOCH, I. G. V.; TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 1991. p. 21.São fatores de coerência, de acordo com a Linguística Textual:
Resposta Correta:
inferências, conhecimento de mundo, conhecimento compartilhado e contextualização.
De acordo com Koch e Elias (2012), na atividade de leitura e produção de sentido, o leitor realizará, através de estratégias, um processamento textual que o ajudará na interpretação. Estas estratégias são orientadas a partir dos conhecimentos linguísticos, enciclopédicos e interacionais.
(…)
Tanto no texto escrito quanto no texto falado, os produtores utilizam recursos como o explícito e o implícito – “muito além das simples palavras que compõem as estruturas”. (KOCH & ELIAS, 2012, p. 58-59), Assim sendo, a produção de sentidos do texto efetua-se a partir de conhecimentos linguísticos, enciclopédicos e interacionais, que se realizam mediante os aspectos contextuais.Fonte: MELO, R. C. de S. Estratégias de processamento textual: uma contribuição da Linguística Textual para a leitura dos gêneros “charge” e “tira”.
Analise os itens:
Resposta Correta:
I e II apenas.
Koch […] mostra também que ‘o conhecimento não consiste apenas em uma coleção estática de conteúdos de experiência, mas também em habilidades para operar sobre tais conteúdos e utilizá-los na interação social.’ Não é o estático que nos permite entender um texto, mas essa habilidade de operar, sociocognitivamente, sobre ele. Para isso, além de outros meios e recursos de estratégias, recorremos a três grandes sistemas de conhecimento, assim trazidos por Elias & Koch […] como o (…) conhecimento linguístico, conhecimento enciclopédico e conhecimento interacional” (DIKSON;ROCHA, 2015, p.5)
Fonte: Dikson D; Rocha MB. A Linguistica de texto e o processamento textual de tirinhas no Enem. Linguasagem, São Carlos, v. 24 (1): 2015.Sobre o conhecimento enciclopédico, é correto o que se afirma em qual alternativa?
Resposta Correta:
Conhecimento enciclopédico é quando mobilizamos conhecimentos lexicais e gramaticais da língua a fim de utilizar a linguagem como interação entre dois ou mais interlocutores.
Agora estamos chegando à forma de leitura e de escrita mais próxima do nosso próprio esquema mental: “Da mesma forma que pensamos em hipertexto, também navegamos em muitas vias proporcionadas pelo novo texto.” (p. 82). Dessa forma, o hipertexto se configuraria como o registro material desse pensamento em rede, e, sendo a prática da leitura e da escrita realizada agora por meio da tela do computador, introduzem-se não só novas formas de acesso à informação, como também novos processos cognitivos, novas formas de conhecimento, novas maneiras de ler e de escrever, enfim, um novo letramento, isto é, um novo estado ou condição para aqueles que exercem práticas de escrita e de leitura por meio da tela do computador.
Fonte: MAGNABOSCO, G. G. Hipertexto e gêneros digitais: modificações no ler e escrever?Analise os itens a seguir:
I. As palavras são elementos hipertextuais pelo fato de cada uma delas aponta e desperta potencialmente vários sentidos, conceitos e imagens.
II. A construção do sentido só é possível pelo reconhecimento da rede hipertextual que ocorre mentalmente no interlocutor.
III. O ato de compreender um enunciado/um texto é, por si só, um ato hipertextual.
IV. O hipertexto permite subdividir um texto em trechos coerentes e relativamente curtos.A respeito do hipertexto, é correto o que se afirma em:
Resposta Correta:
I, II, III e IV.
As mídias digitais facilitam a modificação e recombinação de conteúdos oriundos de quaisquer mídias, porque os processos de digitalização reduzem qualquer conteúdo informativo, originado de qualquer mídia, codificado em qualquer linguagem, a um código numérico/binário comum, o qual pode ser manipulado de forma automatizada. Evidentemente, isso coloca novos desafios aos letramentos escolares.”
ROJO, Roxane. Textos multimodais. In: Dicionário Ceale.Resposta Correta:
Textos multimodais e multissemióticos.
O tópico [discursivo] é uma categoria abstrata, primitiva, que se manifesta “na conversação, mediante enunciados formulados pelos interlocutores a respeito de um conjunto de referentes explícitos ou inferíveis, concernentes entre si e em relevância num determinado ponto da mensagem” (1992, p. 361). Operando com a categoria de tópico discursivo, Jubran et al. (1992, p. 363) chegam à identificação e delimitação de segmentos tópicos, “isto é, unidades discursivas que atualizam as propriedades do tópico”. Dessa forma, enquanto o tópico discursivo é uma categoria analítica abstrata, o segmento tópico é a sequência textual que preenche as propriedades dessa categoria.
Fonte: PINHEIRO, C. L. Objeto de discurso e tópico discursivo: sistematizando relações.Sobre os tópicos discursos, considere as afirmações abaixo:
I. Os tópicos discursivos são elementos fundamentais para a construção do sentido de um texto.
II.O tópico discursivo associa-se ao assunto central do texto, estabelecendo relação com o interesse imediato do conteúdo sobre o qual se fala.
III.O tópico discursivo é inflexível em relação aos processos de interação entre locutor(es) e interlocutor(es).
IV. O tópico se manifesta mediante enunciados formulados a respeito de um conjunto de referentes explícitos ou inferíveis no texto.
V. O tópico discursivo integra hierarquicamente outros tópicos que no seu todo o compõem, constituindo os segmentos tópicos.Resposta Correta:
I, II, IV e V.
As formas de interação na sociedade sempre foram realizadas por meio de linguagens diferentes e associadas. Como destaca Dionísio (2005), nas práticas comunicativas verbais orais ou escritas, dificilmente se usa apenas um modo de representação. Às palavras integram-se os gestos, as entonações, as imagens, as animações, as tipografias. A esses elementos podemos acrescentar outros, como cor, textura, tamanho da letra, layout, que podem ser de extrema relevância para se processar o sentido dos textos. Às produções textuais constituídas por diversos tipos e modos representacionais, ou seja, por elementos linguísticos e não linguísticos, tem se atribuído o nome de multimodais. As ações multimodais não constituem uma novidade; na verdade, elas são inerentes às práticas comunicativas. No entanto, o termo multimodalidade é relativamente atual.
Fonte: CARMELINO, A. C.; LINS, M. da P. P. A multimodalidade sob o viés textual: análise de um gênero.Analise os itens a seguir:
I. Os textos multimodais extrapolaram os limites dos ambientes digitais e invadiram também os impressos (jornais, revistas, livros didáticos).
II. Textos multimodais são produções textuais constituídas por diversos tipos de linguagem.
III. Os textos multimodais consideram não apenas os novos contornos da linguagem verbal, mas, especificamente, do uso da língua escrita.
IV. A multimodalidade apresenta-se como traço constitutivo do texto.Sobre os textos multimodais e a multimodalidade, é correto o que se afirma em:
Resposta Correta:
I, II, III e IV.
As relações de interdependência entre tópicos, seja no plano hierárquico, seja no plano linear, também são construídas em processos globais, de longo alcance para os quais concorrem não apenas elementos formais, presentes no cotexto, mas também elementos do entorno sociocultural e situacional, como acontece nas relações de interdependência que promovem a concernência.
Fonte: CAVALCANTE; PINHEIRO; LINS e LIMA. Dimensões textuais nas perspectivas sociocognitiva e interacional. In: BENTES, A. C.; LEITE, M. Q. (Orgs.) Linguística de texto e análise da conversação: panorama das pesquisas no Brasil. São Paulo: Cortez, p. 225-261, 2010.
Analise as afirmações a seguir:
I.Organicidade manifesta-se por relações de interdependência tópica que se estabelecem simultaneamente em dois planos: no plano hierárquico e no plano linear.
II. Segmentos tópicos são compreendidos como unidades textuais que materializam, na superfície linguística do texto, o princípio da centração.
III. A centração apresenta até três traços que conferem à categoria de tópico discursivo critérios para o reconhecimento do estatuto tópico de um fragmento textual.É correto o que se afirma em:
Resposta Correta:
I, II e III.
Considerando a penetração e o papel da tecnologia digital na sociedade contemporânea e as novas formas comunicativas aportadas, afigura-se relevante pensar essa tecnologia e suas conseqüências numa perspectiva menos tecnicista e mais sócio-histórica. Certamente, não será fácil dar uma noção clara sobre tema tão complexo no qual, desde a década passada, proliferam as publicações. Já se pode indagar se a escola deverá amanhã ocupar-se de como se produz um e-mail e outros gêneros do “discurso eletrônico” ou pode a escola tranquilamente continuar analisando como se escrevem cartas pessoais, bilhetes e como se produz uma conversação.”
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. 50ª Reunião do GEL – Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo, USP, São Paulo, 2002.A partir da leitura do texto e dos seus conhecimentos, analise as afirmações a seguir.
I. A escola, como meio oficial de educação, não precisa incentivar o uso das novas tecnologias e dos gêneros textuais que surgem a partir delas, devendo ficar restrita aos gêneros considerados canônicos, como os contos e crônicas.
II. A tecnologia está cada vez mais presente no nosso cotidiano e a escola, como espaço social, deve trazer os gêneros textuais que são derivados das mídias digitais, a fim de analisar não apenas as questões técnicas desses gêneros, mas principalmente as questões sócio-históricas.
III. Os gêneros textuais surgem das novas necessidades de comunicação do homem, por isso é essencial que a escola traga esses novos gêneros surgidos a partir das novas tecnologias como parte integrante do cotidiano dos alunos.Resposta Correta:
II e III, apenas.
Com o advento da internet, de seus gêneros digitais e do hipertexto, observa-se uma mudança não só na forma e no espaço da escrita, como também na leitura. O hipertexto, produzido coletivamente pelos usuários da internet, modifica a relação leitor-escritor, tornando imprecisa a fronteira que os separava, uma vez que, agora, o “leitor-navegador não é um mero consumidor passivo, mas um produtor do texto que está lendo, um coautor ativo, capaz de ligar os diferentes materiais disponíveis, escolhendo seu próprio itinerário de navegação”. […] Com o texto digital, escrita e leitura se estruturam hipertextualmente, através dos nós e dos links, em um novo suporte: a tela do computador. A partir de agora, o leitor pode escolher o melhor caminho da leitura e o conteúdo a ser lido, explorando o espaço virtual de acordo com seus interesses e suas necessidades e construindo seu conhecimento com base nas escolhas que vai realizando. Agora, “a partir do hipertexto, toda leitura é uma escrita potencial”.”
MAGNABOSCO, GG. Hipertexto e gêneros digitais: modificações no ler e escrever? Conjectura, v. 14, n. 2, maio/ago. 2009.A partir da leitura do texto e dos seus conhecimentos, analise as afirmações a seguir.
I. A internet trouxe diversas mudanças na forma como nos comunicamos, porém não trouxe mudanças na forma como lidamos com os textos, afinal a distância entre leitor e autor ainda é longa, mostrando a superioridade do autor.
II. Com a internet, houve a modificação da relação entre autor e leitor, pois com os hipertextos, caracterizados pelos nós e links disponíveis, o leitor pode escolher o seu caminho de leitura, podendo ser o esperado pelo autor ou não.
III. Leitores, após a surgimento da internet e dos hipertextos, não são meros consumidores passivos de textos, mas podem também se tornarem autores de textos construídos coletivamente, como no caso dos textos produzidos para o site Wikipédia.Resposta Correta:
II e III, apenas.
Com a introdução das novas tecnologias e, principalmente da internet, novas condutas são necessárias aos educadores para que consigam utilizar essas ferramentas de modo que elas se tornem aliadas do ensino e da aprendizagem. Faz-se necessário, então, que eles, além do necessário conhecimento dessas tecnologias, utilizem tais ferramentas não só como apoio metodológico, mas também como uma forma de desenvolver no educando uma postura crítica diante do ato de ler e escrever.
Fonte: MAGNABOSCO, G. G. Hipertexto e gêneros digitais: modificações no ler e escrever?Sobre os gêneros digitais, considere as afirmativas abaixo:
I. Com as novas tecnologias digitais, vem-se dando uma espécie de radicalização do uso da escrita e nossa sociedade parece tornar-se textualizada.
II. A noção de letramento digital se difere da concepção de que os gêneros textuais são fenômenos históricos e sociais.
III. Letramento digital é um certo estado que adquire os que se apropriam da nova tecnologia digital e exercem práticas de leitura e de escrita na tela.
IV. A comunicação mediada pelas novas tecnologias digitais vem transformando e ampliando as possibilidades das práticas discursivas.
V. Parte do sucesso da nova tecnologia deve-se ao fato de reunir num só meio várias formas de expressão.Resposta Correta:
I, III, IV e V.
Marcuschi começa afirmando que embora os gêneros digitais fossem variados, “a maioria deles tem similares em outros ambientes, tanto na oralidade como na escrita” (MARCUSCHI, 2004:13). A perspectiva da “transmutação” ou da “genealogia” iluminava a reflexão de Marcuschi sobre o tema. Com base nesse pressuposto, ele fazia um esforço de categorização e descrição dos novos gêneros, sem abandonar balizas explicitamente ligadas a gêneros impressos.
Fonte: RIBEIRO, A. E. et al. Linguagem, tecnologia, gêneros textuais e ensino: dez anos de diálogo com Luiz Antônio Marcuschi.Analise os itens:
São considerados gêneros emergentes: Videoconferência, email e salas de bate-papo na internet.
Gêneros existentes podem ser caracterizados como aulas presenciais e conversações.
As aulas virtuais também são consideradas gênero textual emergente.
É correto o que se afirma em:Resposta Correta:
I, II e III.
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